Paul Newman (1925-2008)

O mundo do cinema está mais pobre. Faleceu ontem o actor norte americano Paul Newman. Aos 83 anos, não resistiu a um cancro do pulmão…

No ano passado o actor anunciou a intenção de se afastar do mundo do cinema e divulgou ter cancro do pulmão. Um ano depois e após um longo período de tratamento, Newman pediu aos familiares que o deixassem morrer em casa. Acabou por morrer na sexta-feira à noite rodeado pela família e os amigos mais próximos.

Paul Newman nasceu a 25 de Janeiro de 1925, em Ohio. Serviu na Marinha durante a II Guerra Mundial e, quando regressou, fez os seus estudos em Yale e no Actors Studio. A peça de estreia na Broadway (Picnic) levou-o, em 1953, até Hollywood. Um ano mais tarde enfrentou as câmaras pela primeira vez. Na altura os filmes bíblicos eram moda, mas O Cálice de Prata (The Silver Chalice) foi um fracasso.

Paul Newman recebeu o Óscar Honorário em 1986

Paul Newman recebeu o Óscar Honorário em 1986

O sucesso chegou através de Marcado pelo Ódio (Somebody Up there likes Me), em 1956. As nomeações para os Óscares tardaram pouco a chegar… Gata em telhado de Zinco Quente (Cat on a Hot Tin Roof, 1958) fez a academia de Hollywood reparar em si pela primeira vez, mas não o suficiente para lhe dar o Óscar. E também não o premiou nos anos seguintes… Em 1985 o actor contava com sete nomeações para os Óscares e nenhuma vitória.

Foi nesse mesmo ano que a Academia decidiu premiar o actor com o Óscar Honorário em reconhecimento pelas muitas e memoráveis interpretações, integridade pessoal e pela sua dedicação profissional mas Paul Newman não desistiu e um ano mais tarde vence finalmente o Óscar de Actor Principal pela sua inesquecível actuação em A cor do Dinheiro (The Color of Money, 1986).

Paul Newman e a actriz Julia Roberts. Juntos trabalharam num espectáculo de benificiência para ajudar crianças desfavorecidas

Paul Newman e a actriz Julia Roberts. Juntos trabalharam num espectáculo de beneficência para ajudar crianças doentes (2005)

Em 1994, o filme Vidas Simples (Nobody’s Fool) valeu-lhe outra nomeação na categoria de Actor Principal. E Caminho para Perdição (Road to Perdition) uma nomeação em 2002, mas agora na categoria de Actor Secundário.

Activo em muitas frentes, Paul Newman fez muitas contribuições para obras sociais. Os trabalhos desenvolvidos na criação de institutos de apoio a crianças deficientes revelaram bem as suas preocupações Humanitárias.

Um Tributo a Paul Newman:

Recordar Paul Newman

Paul Newman: Os seus melhores filmes

Anúncios

2 Responses to Paul Newman (1925-2008)

  1. É uma grande perda, mas também um grande alívio.

  2. vitoscano diz:

    E lá se perdeu um dos grandes do cinema, é por pessoas como ele que eu gosto de cinema.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: