ESPECIAL OSSOS – Bones III – Temporada 2007 / 2008

Não perca a continuação do ESPECIAL OSSOS com uma detalhada análise à 3ª temporada desta enigmática série.

Antes de falarmos da terceira temporada de Bones propriamente dita, gostava de fazer uma reflexão sobre o que é nos atrai na série? O que é que nos motiva a vê-la semana após semana? O que é a distingue de todo esse oceano de procedulars que por aí anda? A minha resposta é só uma: Dr. Temperance Brennan. Esta excelente personagem principal é um dos personagens mais bem construídos da actualidade. A sua grande vantagem em relação aos outros é que é diferente. Destaca-se porque nunca houve nenhuma personagem parecida. Ela foge a todas as definições do senso comum e baseia o seu modo de pensamento numa lógica moderada. Tem uma mente aberta e sabe argumentar, mas também sabe ouvir. Recebe excelentes diálogos em todos os episódios e as discussões que a série fomenta realçam ainda mais esta emblemática personagem. É claro que o aspecto físico de Emily Deschanel não é nada que passe despercebido.

Outra das razões é a excelente química que Bones (a personagem) tem com o Special Agent Seeley Booth. Os actores conseguiram um nível de química elevadíssimo desde o primeiro episódio. Se juntarmos a isso o talento de Deschanel e a experiência de David Boreanez temos um par que carrega uma série às costas.

As duas primeiras temporadas de Bones passaram um pouco despercebidas à crítica e a série, apesar de não ter uma fanbase muito grande, tem uma audiência fiel de mais 9 milhões de pessoas (às vezes até chega à marca dos 10 milhões).

Então agora que estamos na 3ª temporada, o que é que mudou? Vamos analisar o enredo do ponto de vista dos personagens:

espaço

Dr. Temperance Brennan

A personagem principal da série e, como já disse, a personagem mais interessante. Nesta temporada, ela fez de tudo, tanto debateu com o seu parceiro sobre fetiches sexuais no episódio dos cavalinhos, como se vestiu de Wonder Woman no episódio do Halloween, tanto saltou para as costas de Booth com medo de cobras, como mandou um tiro certeiro no pescoço da mulher que quase o matou. E sabe cantar! Como nos provou no penúltimo episódio da série. O enredo da família de Bones esteve em destaque nesta temporada, quer seja com o irmão, quer seja com o pai. Cada vez descobrimos mais sobre o passado de Brennan. De realçar a coerência que a série tem ao continuar um enredo que começou no último episódio da 1ª temporada sem nunca se contradizer e sempre a introduzir novos elementos. Mas o que nos puxa mesmo para esta personagem é a forma como pensa. A sua mente aberta, a sua contínua força de escapar aos preconceitos e de examinar tudo do ponto de vista lógico são elementos essenciais, para não falar do seu conhecimento em antropologia. Adoro cada minuto que ela passa a descrever alguns dos hábitos culturais de civilizações antigas fazendo analogias com a actualidade. Mas a sua visão lógica não impede a personagem de ter uma excelente profundidade emocional, antes pelo contrário. O ponto alto? Provavelmente quando comparou Jesus a um zombie ou quando debateu acerca das cirurgias plásticas. A interpretação de Deschanel assenta-lhe que nem uma luva.

espaço

Special Agent Seeley Booth

Outro dos protagonistas da série. Nesta temporada a sua vida pessoal foi bem aprofundada. Cada vez sentimos mais a sua ligação com o filho, Parker, a sua atribulada relação com a ex-mulher e até tivemos um cheirinho do seu antigo professor nas artes do FBI. A sua química com Bones é que mantém a série no ar. Nesta temporada, eles partilham o seu primeiro beijo (e que beijo!) em que Brennan quase lhe arranca o colarinho. Sem dúvida uma personagem indispensável à série muito bem interpretada por David Boreanez conhecido por séries como Buffy The Vampire Slayer e Angel.

espaço

Angela Montenegro

É com pesar que o digo, mas os dias áureos desta personagem já lá vão. De momento está com o seu colega de trabalho, Hodgins. A sua busca pelo ex-marido não é das histórias mais felizes que a personagem já teve e perdeu todo o meu respeito quando abriu uma porta a uma abelha. De qualquer forma, ao menos as personagens secundárias de Bones têm alguma profundidade, apesar de não serem muito interessantes não são como a maioria dos procedurals em que um tipo qualquer aparece lá para fazer um teste químico qualquer numa máquina qualquer e depois vai-se embora. Esperemos que volte a ter episódios onde tenha algum protagonismo como aquele da 1ª temporada onde a malta foi toda para o deserto.

espaço

Dr. Jack Hodgins

Nunca teve grande protagonismo, nem um episódio de destaque como Angela, mas sempre foi uma personagem interessante. Rico, excêntrico e com piada. As suas teorias da conspiração e de sociedades secretas são sem dúvida um bom bónus. Nesta temporada perdeu-se um bocado no romance com Angela. Tenho saudades do Hodgins que conseguiu saiu de um carro enterrado metros no subsolo. Melhores argumentos virão (ou pelo que vi da quarta temporada, nem por isso). Até lá, temos o Hodgins engraçado a que Bones nos habituou.

espaço

Dr. Zack Addy

Nunca teve grande profundidade. Nunca foi uma personagem interessante. Podia ter tido alguma hipótese se a greve dos argumentistas não tivesse anulado o enredo do stress prós-traumático da sua ida ao Iraque. Teve algum destaque ao tornar-se o aprendiz do Gormogon. Acho que nunca fiquei tão contente. A ligação quase maternal que tem com a Dr. Brennan foi muito tocante, essencialmente no último episódio. Apesar disso, o melhor enredo que o Dr. Addy teve na temporada inteira foi o de se vestir de vaca leiteira no Halloween. Muuuu! Adeus Zack! Até nunca!

espaço

Dr. Camille Saroyan

Se quando foi introduzida no início da 2ª temporada parecia que teríamos uma personagem que rivalizasse com Bones, fomos levados em erro. Cam, como é conhecida, não faz muita coisa. Anda por lá. Organiza as coisas, manda no Hodgins e no Zack, meche em cadávers com carne. Sabemos que tem uma pai, uma mãe, uma irmã. Pouco mais. Basta dizer que o único enredo que a personagem teve dedicado a ela teve a ver com um comando de televisão. A sua relação com Booth ficou enterrada na areia e ainda bem. No entanto parece um personagem com potencial, com a qual não simpatizo muito.

espaço

Dr. Lance Sweets

Introduzido nesta temporada, só posso dizer uma coisa: bem vindo! A única personagem secundária com interesse nesta temporada. É um pau de dois bicos. Tanto é irritante, como engraçado, mas quando é engraçado, é muito engraçado. Encaixa na série com manteiga no pão. A sua química com o par de protagonistas é inegável, elemento que fazia com que as sessões de psicólogo fossem extremamente apelativas. Qualquer diálogo entre ele, Bones e Booth é uma aposta ganha. Mal entrou já tinha mais profundidade emocional que o Dr. Addy. O episódio com a sua namorada amiga dos peixes foi de morrer a rir. Já para o fim, foi incluído na equipa do Jeffersonian e usou Brennan e Booth numa experiência. Quando Booth morreu a fingir, Brennan pensava que era a sério. Não gostei do acto, achei cruel, mas a verdade é que era necessário e útil no contexto do episódio. Mesmo assim preferia que não tivesse sido Sweets. Tudo acabou bem com um aviso de Temperance e uma ameaça de Booth.

espaço

Gormogon

A investigação da temporada. Foi uma boa ideia e deu um sentido de continuidade que ajudou a melhorar a série. O fim da investigação não podia ter sido melhor. Lá para o meio foi um bocado confuso e até contraditório, mas nunca ninguém disse que as teorias da conspiração eram simples.

espaço

A terceira temporada de Bones é, sem dúvida, uma temporada para lembrar e Bones uma série para ficar. Com um sentido de continuidade melhor que as outras duas, bastantes avanços com as personagens principais da série e alguns episódios imperdíveis. Não teve os melhores episódios de toda a série, mas teve alguns que chegaram quase lá.

espaço

Aqui ficam todos os episódios da temporada e as suas respectivas reviews:

The Widow’s Son in the Windshield (01/15)
O Filho da Viúva no Pára-brisas

Soccer Mom in the Mini-Van (02/15)
Mãe Galinha na Carrinha

Death in the Saddle (03/15)
Morte na Sela

The Secret in the Soil (04/15)
O Segredo no Solo

Mummy in the Maze (05/15)
Múmia no Labirinto

Intern in the Incinerator (06/15)
Interna no Incinerador

Boy in the Time Capsule (07/15)
Rapaz na Cápsula do Tempo

The Knight on the Grid (08/15)
O Cavaleiro na Construção

The Santa in the Slush (09/15)
O Pai Natal na Neve

The Man in the Mud (10/15)
O Homem na Lama

Player Under Pressure (11/15)
Jogador Sob Pressão

The Baby in the Bough (12/15)
O Bebé no Galho

The Veredict in the Story (13/15)
O Veredicto na História

The Wannabe in the Weeds (14/15)
O Aspirante nas Ervas

The Pain in the Heart (15/15)
A Dor no Coração

espaço

Não percam o próximo post do ESPECIAL OSSOS!

9 respostas a ESPECIAL OSSOS – Bones III – Temporada 2007 / 2008

  1. joana diz:

    Comecei a ver a série no 2ª temporada, vendo um episódio e outro mas sem GRANDE atençao. mas sempre gostei por causa da quimica entre as duas personagens e pela Temperance Brennan, que é uma grande personagem.
    Depois vi alguns episódios da 1º e depois a 3ª que me prendeu ao ecrã. Benditas férias de Verão.
    Apesar de nem sempre concordar com algumas das plots e desfechos gosto imenso da série e das suas personagens.🙂
    Já estou a seguir a 4ºtemporada e estão reservadas algumas (boas) surpresas🙂
    Espero pelo próximo Especial!

  2. Spinelli* diz:

    Sabem quando é que a RTP2 pensa começar a dar a 4a temporada??
    **

  3. Pedro Rocha diz:

    A mim parece-me que a Angela está claramente a mais na série. Longe vão os tempos em que esta personagem tinha realmente importância, especialmente na primeira temporada, quando parecia ser o complemento humano de Bones.
    Concordo plenamente com o Ricardo quando este afirma que este afastamento de Zack da série é algo de positivo, mas que personagem irritante… Enfim, são opiniões e nadaa mais que isso.

  4. Laura caçoeiro diz:

    A primeira vez que vi anunciarem a serie na Fox não liguem nenhuma. Quando começou, pensava mesmo que nunca iria ver porque era má. Um dia não estava a dar mais nada de jeito na televisão e decidi ir espreitar Bones. Fiquei apaixonada na primeira cena de diálogo entre Bones e Booth.
    Porque o melhor desta serie é isso, o diálogo e a química destes meninos.

    Com tantas series que agarraram logo tantos fás do principio (Lost.Heroes,Donas de Casa,etc) foi difícil para Bones arranjar audiência e o seu espaço, porque talvez as pessoas não tivessem sequer reparado que ela existia.
    Hoje em dia já não acontece isso e cada vez mais os espectadores querem saber qual o próximo mistério a ter que ser desvendado pela dupla.

    Adoro o David Boreanez. Ele quando interpreta é de uma maneira tão natural, que esquecemos estar á frente de um actor.
    Emily Deschanel foi uma grande surpresa e sem dúvida uma das mais bonitas mulheres em televisão. O Ricardo Leal tem um fraquinho por ela, não quer é admitir!😉

    O Beijo promete não ser o único… E a cena foi linda!!

    Zack: Eu sempre gostei desta personagem, teve falas engraçadas e podia ter tido um enredo melhor. Maldita greve.

    Cam: Realmente é mais para enfeitar do que outra coisa. Apesar de achar que podem fazer muito mais com esta personagem.

    Angela: Completamente ridícula a história do casamento. Estragou a personagem. Quem será que se lembrou desta?

    Hodgins: Também perdeu muito por causa do casamento. Mas é a melhor personagem secundária para mim, principalmente quando não está perto da Ângela.

    Sweets: Fantástico. A melhor ideia da série desta temporada. São imperdíveis as cenas no consultório.

    “O Pai Natal na Neve “é um dos melhores episódios de Bones, de sempre. É apenas a minha singela opinião.🙂

    Estou com muitas expectativas para a 4ºtemporada.

  5. Não quero admitir?!? Quem disse? Admito perante todos os leitores do Hotvnews que tenho um fraquinho pela Emily Deschanel!
    😉

  6. Andréa diz:

    Eu adoro a série, amo a tensão sexual q rola entre os principais e gosto de todos os personagens….assim, qdo a Cam entrou eu não fui muito com a acara dela…eu preferia o outro chefe (alías o q foi feito dele?) e uma decepção para mim, foi terem tirado o Zacky da série eu adorava ele!! Ele era muito sem noção e por causa disso eu achava ele bem engraçado e qto a Angêla o q eu não gostei é q eles bagunçaram muito a vida dela, uma hora ela é noiva do Hodgins, na outra ela é casada, na outra é lésbica….aff muito confuso….mas tomara q a série não seja cancelada……

  7. carla silva diz:

    eu amo bones!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    todos os personagens sao otimos
    e se vc tirasse 1 deles perderia um pouco da essencia
    como aconteceu qndo o zack saiu!
    mas o seriado se superou e esta maravilhoso!!!
    a opiniao de voces foi referente a 3 temporada
    eu ja estou na quinta (janeiro/2010)
    entao vamos com a minha opiniao por partes:

    brennan: esta otima,se tornando mais sensivel e “humana”.depois de tanto tempo com o booth,a amizade com todos do laboratorio ela mudou bastante.ponto pro seriado!a personagem é otima e atriz tambem é maravilhosa.o fato dela ser tao “exata”é muito comico!as cenas dela com booth sao lindas!! adoroooo

    booth: lindo,forte,sexy,protetor,romantico e um marido que qualquer uma pediu a deus!!!rsrs
    a operacao na cabeca dele desfocou um pouco ele no inicio da serie onde ele perdeu completamente a indentidade.mas como ja estou no decimo episodio,ele esta voltando a ser o velho e maravilhoso booth.

    angella: eu definitivamente nao tenho uma queda,tenho um tombo por ela!!!rsrsrsrs
    a personagem é incrivel e a mais humana de todos do laboratorio!ela é engracada,maluca,inteligente,uma profissional incrivel e linda,ela realmente é muitooo linda!achava lindo ela com o hodgins.eles realmente pareciam q se gostavam.o caso do marido perdido realmente foi chato e desgastante.mas com uma mulher como a angella…so podia ser assim msm!!!rsrsrs
    a angella e altamente carnal e sexual entao o fato dela estar com 1,terminar e logo em seguida estar com outra pessoa é obvio pensando como é a vida da angella.ela é incrivel e nao tenho comentarios ruins sobre ela e muito menos sobre a atriz!!!

    hodgins: o rei do laboratorio!
    adoro ele com suas caras engracadas,suas conspiracoes,suas maluquices com o pessoal do laboratorio e principalmente por ele parecer aqueles caras ricos e galinhas mas na verdade um grande e eterno romantico!
    ele sempre fala coisas que nos fazem parar pra pensar sobre o amor e de como vale a pena se entregar para alguem!!!adoro essa mistura de loucura e amor dele!!!

    sweet: ele é otimoooo!!!
    adorei a entrada dele no seriado
    um “menino”inteligente e carente!!!rsrsrsrs
    ele é comico e o fato dele parecer infantil e msm assim muitooo inteligente e centrado é perfeito!!!
    adorei a entrada dele no seriado…ponto pro seriado!!!

    zack: fiquei muito triste com a saida dele!!!
    adorava o zack
    entendo o fato do ator estar passando por muitos problemas e ter q sair da serie!!!
    mas adorava o fato dele ser tao logico quanto a brennan!serio e as vezes tao burro devido ao alto indice de inteligencia!!!hahahahaha
    adorava ele com o hodgins…era uma quimica maravilhosa entre os 2!!!
    fiquei muito triste com a saida dele!!!

    cam: no inicio tambem nao gostei dela nao!
    muito seria,pouco interessada nas pessoas ao redor,arrogante e mais um monte de coisas!
    mas vc pode ser de qualquer genio
    mas qndo vc convive com o pessoal desse laboratorio nao tem como!!!
    pq o X do seriado é isso
    a amizade,a lealdade e a mistura de trabalho e vida de todos eles na serie!!!
    ela se tornou uma pessoa muito bacana!
    comica,todo mundo zoa ela,mesmo ela sendo a chefe,todo mundo faz as coisas sem consulta-la
    ainda bem q todas essas loucuras deles sempre dao certo no final…hahahahaha!
    e qndo a brennan decide uma coisa e ela corta dizendo q ainda bem q ela é a chefe!!!adorooo!!!rsrsrs
    ela ter adotado a menina deu um outro ar pra personagem!!!agora ela nao é a cam sexy,arrogante e que faz o que quer da vida.agora ela é a cam sexy,simpatica,mae e que faz tudo pela filha dela!

    os temporarios tambem sao muito legais!
    da sempre um ar diferente,pessoas diferentes,atitudes diferentes!
    a maluca da daisy,o emo,o pobre e o certinho sexy!!!
    hauahuahauahuaauhauha
    adoooooooro todos eles!!!

    bones tem crescido muito e melhorado muito tambem!!!
    to amando cada vez mais a serie!!!

    falei muito nao é mesmo?

    mas é apenas minha louca e apaixonada opiniao sobre a serie!! =]

  8. julia diz:

    eu amo a serie bones acho super legal em abril(2011)vai começar uma nova temporada eu ja queria ser antropologa depois dessa serie entao…o primeiro beijo deles foi tao…BEM SIMPLIFICANDO EU AMO A SERIE POR MAIS QUE EU TENHA 12 ANOS

  9. Ane diz:

    Achei ridículo e ofensivo o “resumo” do zack ele era inteligente e interessante e muita gente que assiste bones sente falta do zack + tudo bem e ele “volta” em alguns ep (1na vdd) e alguns personagens vão visitar o zack no hospício (num 2ou3 eps)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: