Anatomia de Grey II – Review: Losing my Religion (28/28)

//images.forbes.com/media/lists/53/2007/S2W3.jpg

Episódio: Losing my Religion ( 28/28 )
Temporada: 2
Canal:
RTP 2
Primeira Transmissão em Portugal (RTP 2): 29 de Abril de 2008
Primeira Transmissão nos E.U.A: 15 de Maio de 2006

Uau! Que série, que episódio, que final! Todos os detalhes neste episódio funcionaram na perfeição. Cada frase, cada olhar, cada cena, tudo teve uma razão de ser e conseguiu ser fiel a cada personagem e a toda a temporada, e ao mesmo tempo deixou aquela vontade enorme de já começar a ver a temporada seguinte.

Mas antes de tecer mais elogios, quero pedir desculpa por ter esquecido de mencionar um facto importantíssimo do episódio anterior, que foi quando Denny (participação de Jeffrey Dean Morgan P.S. – I Love You), no meio daquela confusão toda, pediu Izzie (Katherine Heigl) em casamento. E agora, neste episódio, quando ele já está bem e com coração novo, ele quer saber se ela aceita casar com ele também. Ela não o leva a sério a princípio, mas depois de ele declarar o amor que sente por ela novamente e de uma maneira muito bonita, ela fica literalmente sem palavras e foge. Mas não demora muito até ela aceitar, inconvenientemente na presença da Dra. Bailey (Chandra Wilson). Mas o amor é assim, não escolhe hora.

Cristina (Sandra Oh), depois de ter ficado sem reacção durante a cirurgia de Burke (Isaiah Washington), sente-se culpada e evita-o a todo o custo. E Burke, sempre compreensível, até lhe diz que neste momento ele precisa de alguém ao seu lado, mas se ela não consegue ser esta pessoa, ele perdoa-a. Cristina ainda não sabe se quer ser este alguém. E ela sabe que a cirurgia de Burke não correu na perfeição, pois ele ainda tem dificuldade em mexer os dedos. No entanto, ele não quer falar sobre isso, não naquele momento.

Richard (James Pickens, Jr.) tenta de todas as maneiras descobrir quem cortou o fio LVAD de Denny. Primeiro ele tenta uma aproximação em conjunto, com todos os internos, mas sem sucesso, pois cada um se assume como culpado do acto. Com excepção de Alex, que gera uma discussão divertida entre eles. Depois Richard ainda tenta uma aproximação individual, mas leva um banho deles!

Alex (Justin Chambers) confessa que não gosta do grupo de internos que pertence, mas já que está naquele grupo, não pode jogar contra eles e não será ele a dizer quem cortou o fio. Izzie não diz que foi ela que cortou o fio, mas diz que se fosse ela que o tivesse cortado, não se arrependeria, não no caso de Denny. Ele é o único homem que a vê como ela realmente é, e não somente como uma bela mulher. Creio que é nesse momento que ela decide aceitar o pedido de casamento dele. George (T.R. Knight) consegue confundi-lo ao expressar a confusão de ser obrigado a dizer a Callie (participação de Sara Ramirez) o que ele não sente, embora ele quisesse muito dizer-lhe isso. Mas é difícil separar o que se quer do que se sente. A partir deste ponto Richard começa a se inquietar com as respostas, pois muito do que falam tem a ver com ele. Cristina implora que Richard a ensine como ser menos humana, como manter o distanciamento das coisas que os rodeiam. Até entrar para aquela equipe ela sempre tinha sido forte e descomplicada. Antes, ela nunca teria ajudado a cortar o fio LVAD. Ela nunca iria paralisar perante uma cirurgia. E, acima de tudo, teria dito a Burke o que ele tinha de fazer para superar a sua crise. Ela até diz que entrega o culpado, mas Richard não quer saber o culpado por ela, ele não quer ser o culpado de ela se tornar menos humana. E Meredith (Ellen Pompeo) decide que atacar é a melhor defesa, e pergunta-lhe se ele foi a causa da separação dois pais dela. E se ele em algum momento de sua vida se arrependeu de ter optado por Adele (Loretta Devine) a ter ficado com a mãe de Meredith (Kate Burton).

Finn (participação especial de Chris O’Donnell; Batman & Robin) vai ao hospital avisar Meredith que o cancro de Doc se alastrou e já não há mais nada que eles podem fazer. Meredith e Derek concordam em sacrificá-lo, e o fazem juntos, na presença de Finn e Addison (Kate Walsh). Mas nenhum dos dois percebe, ou pelo menos deixa transparecer que percebeu, que Derek e Meredith continuam muito ligados um ao outro.

Os internos, como penalização pelo que fizeram, tem de ajudar as amigas de Camille (participação de Tessa Thompson;Veronica Mars) a prepararem a gala de finalistas, dentro do hospital, que Richard decidiu consentir. Todos são obrigados a comparecer na festa, enquanto outros são convidados. Meredith dança com Finn e Derek com Addison. Estão próximos e Derek não consegue tirar os olhos de Meredith. Ela não aguenta os olhares dele e diz a Finn que não está a passar bem e inventa que vai arejar. Derek diz a Addison que precisa ver um paciente, mas na verdade vai atrás de Meredith. Eles discutem, e a discussão leva a uma grande declaração de amor. Nenhum consegue deixar de pensar no outro, embora tenham tentado. E ali mesmo, no hospital, com Addison e Finn por perto, eles beijam-se e fazem amor.

Está cena é intercalada com Izzie a chegar no hospital para ir ter com Denny e também com Denny a ler jornal na cama. Ele está feliz pela sua vida ter finalmente se ajeitado, mas ele repentinamente passa mal e, num piscar de olhos, morre. Só sabemos que ele morreu quando Callie interrompe Meredith e Derek, já a vestirem-se, e diz a Meredith que Izzie precisa dela. George, Alex e Cristina também vão ter com Izzie, que está deitada ao lado do corpo de Denny. Só Alex consegue fazer com que ela saia dali para que o corpo de Denny possa ser levado ao Morgue.

O que assistimos neste episódio é a transformação de Cristina de máquina a ser humano. Ela já não é mais a pessoa insensível que costumava ser. Isso fica bem claro quando todos deixam a sala do chefe e é ela a primeira pessoa a defender cumplicidade no que Izzie fez, até para a sua própria surpresa. E depois que ela presencia o sofrimento de Izzie pela morte de Denny, ela já não consegue mais optar. Ela vai directamente ter com Burke e agarrá-lhe a mão. Em silêncio, para mostrar-lhe que ela está ali para ser a pessoa que cuidará dele.

No final do episódio, com Richard e Bailey à procura dos internos, pois já sabiam do ocorrido, eles aparecem. Izzie ainda para por uns instantes para confessar a Richard que foi ela quem cortou o fio LVAD, e que ela não pode mais ser cirurgiã. A festa terminou, e Finn chama Meredith para irem embora. Derek a chama e Finn finalmente apercebe-se que Derek também a quer. O episódio termina assim, com Meredith sem saber por qual dos dois optar.

escrito por: Shonda Rhimes

realizado por: Mark Tinker

Participação especial de: Chris O’Donnell

Participação de: Brooke Smith,Tessa Thompson, Hallee Hirsh, Tiffany Hines, Sarah Utterback com Sara Ramirez como Callie Torres e Jeffrey Dean Morgan

Texto de Cláudio Carneiro e Carlos Couceiro

Editado por Cláudio Carneiro e Carlos Couceiro

Imagens: ABC

6 Responses to Anatomia de Grey II – Review: Losing my Religion (28/28)

  1. Grande episódio este! Fez-me ficar com uma lágrima ao canto do olho. Logo eu que nem costumo emocionar-me ao ver séries ou filmes… excepto quando me toca mesmo na alma. E este conseguiu isso. Parabens.

  2. Não fazia ideia de que era o season finale.. Obrigado à RTP2 por ter “avisado”..

  3. Pipocas e Outras Tretas diz:

    Um dos melhores episódios de sempre da “Anatomia”…. engraçado que é daqueles em que se pratica menos Medicina, também, se não estou em erro… Mas foi excelente, sim!

    Rúben

  4. maria diz:

    Gostaria de saber o nome da última música em que a Izzie enconta o Denny morto!!

  5. Cláudio Carneiro diz:

    Maria, são duas as músicas. Como não sei qual delas que falas, aqui vão:

    5. “Grace” – Kate Havnevik
    toca quando Izzie vai encontrar-se com Denny
    6. “Chasing Cars” – Snow Patrol
    toca no final do episódio, quando Izzie está a chorar.

    abraços

  6. […] O final da segunda temporada de Anatomia de Grey foi muito denso, com muitas consequências para quase todos os personagens. A maior parte das histórias não puderam ser resolvidas, e só agora, no quinto episódio desta nova temporada, é que podemos ver encerradas algumas tramas que custavam a se resolver. Derek (Patrick Dempsey) e Addison (Kate Walsh) finalmente se divorciam, não sem antes Derek descobrir a verdade sobre a médica. Callie (Sara Ramirez) finalmente manifesta-se relativamente à forma como George (T.R. Knight) protela constantemente o relacionamento deles, e Meredith (Ellen Pompeo) decide revelar a Derek que não já está envolvida com Finn, mas no pior momento possível. Burke (Isaiah Washington) retorna ao hospital para trabalhar, mas não sem alguma ajuda. E outra que retorna, para abandonar o hospital de vez, é Izzie (Katherine Heigl), mas deixar a profissão que ama é mais difícil do que parece. […]

Deixe um comentário