Plágio? Isso é coisa de meninas…

Estamos fartos.

Primeiro, tenho que vos avisar antes de mais que este post não é sobre Cinema, DVDs, Informática ou Televisão, mas sim sobre um assunto um pouco esquecido e ostracizado, que interessa a todos, especialmente aos internautas em geral e aos bloggers em particular. Leiam mesmo até ao fim, que pode interessar a todos…

Digamos que um rapaz chamado Toni (nome fictício) vinha da escola e dizia:
– Eh pá, tenho um trabalho para fazer e entregar amanhã… E agora? Não posso escrever tudo agora…
Mas espera, Toni, tens uma solução espectacular: a Internet! Milhões de terabytes de informação à tua espera e com a possibilidade de teres um trabalho feito à distância de um clique! Viva o Google! Viva a Wikipédia! Viva os sites de notícias e os blogs!…
– Fixe, a Internet! Uma enorme base de dados à nossa disposição!
Na semana seguinte, depois do Toni ter entregue o trabalho ao professor e este o ter corrigido…
– Ó Toni, vem cá, por favor…
– Sim, professor. E então, gostou do meu trabalho? – Questiona o Toni, seguro da sua boa nota.
– Gostar, gostei, mas vou ter de te dar negativa…
– Mas então porquê?
– Sabes, Toni, é que… “Açougue é Talho”, “Pimbolim é Matraquilho” e “Trem é Comboio”. Além disso, e se realmente copiaste este texto da net, onde é que estão as fontes de informação?

Pois é, acredito que muitos dos nossos visitantes já passaram por esta situação… Um trabalho para fazer, esperam até ao último dia do prazo previsto e “sacam” tudo da Internet, não ligando muito a fontes de informação. Esta é uma práctica quase comum a todos os estudantes… Infelizmente, a maior parte destas mentes jovens e inocentes não sabe de um facto…

PLÁGIO É CRIME.

Ah pois… Meus caros amigos, apropriar-mo-nos da obra escrita de outros é crime (já agora, e usando esse grande motor que é a blogosfera, até quantos anos é que uma pessoa pode apanhar de prisão por plagiar? Deixem a vossa resposta nos comentários, com a fonte devidamente assinalada…). E tudo isto graças aos direitos de autor (Copyrights), ou a licenças criativas (como é o caso das licenças CreativeCommons), embora estas últimas sejam apenas “lembretes” ou “licenças bem explicadas para quem não percebe o parle-à-pié jurídico”.

E onde é que eu quero chegar com isto tudo? Fácil. Muitas pessoas pensam “ah, e tal, ter um blog é muito giro, posso falar sobre o meu fetiche com bancos de jardim…”, mas não é bem assim. Um blog é um espaço onde se preserva a liberdade de expressão e se dá a oportunidade a muitas pessoas de fazer um trabalho por vezes superior ao de muitos jornalistas que têm um canudo na mão (embora haja por aí muita boa pessoa desempregada…). Mas o trabalho dessas pessoas é desrespeitado várias vezes por outros, que:

  • A – ou têm inveja de não escreverem tão bem como nós e fazem textos nossos os deles;
  • B – não sabem para que se usa um blog e fazem tudo da mesma maneira que os tais trabalhos escritos;
  • C – Usam a opinião dos outros como a opinião deles, mesmo que seja totalmente contrária àquilo que pensam;
  • D – Têm um blog com textos de outros não-especificados só porque “é giro”.

Infelizmente isto acontece um pouco por todo o lado. E o Hotvnews não escapa a estas situações, aliás, já nos deparámos com várias (entretanto resolvidas), e uma delas fora até denunciada pelo blog “Ovelhas Ranhosas“, que teceu fortes críticas ao plagiador. Agora, estamos com uma nova luta. O blog “Novidades Cinema” está-nos a copiar posts desenfreadamente (e ao que parece, não são só nossos, mas sim de outros blogs e sites noticiosos), o que nos deixa muito chateados, porque o que está ali não é de um tal bushnypt, mas sim nosso. Por exemplo, este post, de Mara Marques, aparece aqui como sendo do tal blog. Ou este, de Nuno Santos, que aparece aqui. E são apenas duas amostras de 787 posts de puro “copianço”.

Portanto, pedimos a bushnypt, autor do blog em causa, para colocar os links para os textos originais não só nos “nossos” (isto nem devia ter aspas…) posts, bem como nos outros.

Convém também lembrar que o Hotvnews está a funcionar sobre uma licença CreativeCommons, que pode ser lida aqui. É favor respeitá-la.

E já agora, em conclusão deste post de 778 palavras, se copiarem uma notícia, dêem crédito ao autor original. Seja aqui no Hotvnews, seja num outro qualquer recanto escondido da Internet. Coloquem um link bem visível para o texto original e assumam que aquilo não é vosso. Os internautas agradecem, principalmente quem escreveu as tais obras referidas.

16 Responses to Plágio? Isso é coisa de meninas…

  1. Nuno diz:

    Assino por baixo. Embora em relação aos trabalhos as coisas não funcionem bem como falaste, porque desde que assinaladas as devidas fontes, ou com pequenas alterações aos textos, se consiga perfeitamente fugir aos direitos de autor. Bom post.

  2. vitoscano diz:

    Concordo plenamente mas em relação a trabalhos ecolares é mais dificil de ver o plágio mas tal não de ser feito ponham as fontes e tem falar com o tipo do outro blog, a ver se ele para.

  3. vitoscano diz:

    Ele tem montes de textos em Inglês não lhe liguem que é melhor.

  4. Ó vitoscano, o problema é que o gajo não tem nenhum contacto no blog, e eu já deixei lá um comentário a ver se ele respondia, mas até agora nada…

  5. Eu escrevi sobre este assunto, ha nao muito tempo, no meu blog. E claro que o meu post nao estava minimamente bom como este, por isso desde ja os meus parabens, mas veio porque encontrei uma descricao a serie “Jericho” no suplemento de televisao do DN que foi inteiramente copiada do meu blog.

    Qualquer dia vou comecar a por noticias falsas so para ver se eles copiam mesmo tudo sem irem verificar. E triste e ridiculo… espero que este “post” ao menos sirva para que os corruptos tenham vergonha!

  6. coolmikept diz:

    eu copio varias vezes conteudos vossos, admito.

    mas linko sempre para o artigo copiado, qq problema q vejam digam para apagar q o farei logo q me for possivel.

    continuem o bom trabalho q é apreciado.

  7. Compreendo perfeitamente o vosso desgosto com a situação.
    E deixo aqui o meu comentário para assinalar o meu apoio ao Hotvnews.
    Esta questão até me suscitou dedicar um post também no meu blog. Onde também argumento outras áreas onde situações semelhantes sucedem “alegremente”.
    http://armpauloferreira.blogspot.com/2007/11/plagiar-tambm-crime.html

    E sem dúvida que isto é motivo para policia… ninja!
    http://armpauloferreira.blogspot.com/2007/11/o-policia-ninja.html

    Não esmoreçam a dedicação ao Hotvnews. Porque nós continuaremos a deliciarmo-nos com tudo o que vocês publicam e estamos sempre cá para vós e até aqueles que vos plagiam vão ao mesmo sitio, ao Hotvnews.

  8. helena miranda diz:

    Peço desculpa nao comentar esta noticia,mas gostava de saber se acabaram de vez com os posts sobre o programa dos gatos fedorentos. Será que já não havia interesse?!

  9. h0rus diz:

    Assim é q é..
    Logo agora q eu começei a criar um blog sobre o heroes, já tb fui plageado.. E nem uma menção á minha pessoa… :@

    Façam uma fogueira e queimem.-nos!!!
    Lolol

    Parabéns pelo vosso site, fantástico sim senhor…

  10. Marco diz:

    Também copio, as vezes, cenas vossas, mas dou SEMPRE os devidos creditos.

    Axho que vocês tem noticias muito interessantes e, como ja disse, copio p+ara o meu blog.

    Também sei o que é porque já plagiaram cenas minhas e a sensação é muito desagradavel.

    Não me importo que copiem, mas pa, dêm os devidos creditos. É roubar trabalho a que se esforça para fazer.

    Cumpz

  11. PauloL. diz:

    No topo da página de qualquer blog do “blogger” tem uma opçãoque diz Flag? Supostamente quantas mais vezes esta opção for activada, os técnicos do blogger supostamente farão uma investigação e tomarão as devidas medidas. Se funciona ou não não sei, mas não custa nada experimentar.

  12. 070tiag0 diz:

    Ora aqui esta um belo post que por inúmeras vezes vejo. Plagio dos meus trabalhos e de outras pessoas e de outros blogs meus conhecidos e o que cada vez mais vejo.

    Chego a pensar se alguém pensa que eu e que fui copiar a esses blog’s “ranhosos”…

    Enfim, a todos os que fazem que ganhem com este post mentalidade e deixem de praticar esses mesmos plágios!

  13. me diz:

    desculpem lá
    vou por creditos

  14. Bushnypt diz:

    Desculpem lá.
    Não foi por mal
    Vou colocar sempre os créditos.
    Desculpem mais uma vez.
    Um Abraço.

  15. Pipocas e Outras Tretas diz:

    Óptima iniciativa, este é sem dúvida um problema… chatíssimo, para quem tenta ser original e não copiar aquilo que há por aí por todo o lado. Parabéns!

Deixe um comentário