Daily Hotvnews (Cine) (20-11-08)

E esta 5ª, as recomendações são…

Sala 1

Cartas de Iwo Jima (Letters from Iwo Jima)

A segunda parte do díptico de Clint Eastwood (iniciado com As Bandeiras dos Nossos Pais) sobre a Segunda Guerra Mundial, Cartas de Iwo Jima fala dos soldados japoneses, liderados pelo general Tadamichi Kuribayashi (interpretado por um excelente Ken Watanabe) que lutaram e resistiram valorosamente (acabando por fracassar) à invasão americana na pequena ilha de Iwo Jima. Nomeado ao Óscar de Melhor Realizador para Clint Eastwood, Melhor Filme, Melhor Argumento Original para Paul Haggis e Iris Yashamita, e vencedor do Óscar para Melhor Edição de Som. Mundialmente aclamado na altura (sucesso merecido), tem uma relevância moral enorme, mostrando facilmente os valores morais que existem em ambos os lados de uma guerra e, acima de tudo, o que soldados de um lado e outro possuem em comum. Emocionalmente poderoso, apoiando-se num excelente Ken Watanabe e um belo elenco de secundários que tornam este verdadeiramente num filme sentido.

Às 22:30, no TVC4.

Sala 2

A Mosca (The Fly)

Provavelmente um dos mais perturbantes (nem que seja em termos físicos…) de David Cronenberg (Uma História de Violência, Spider, Scanners), um clássico de ficção-científica. Um cientista excêntrico (Jeff Goldblum), constrói uma máquina que lhe permite teletransportar de um local para o outro. Ao usar a máquina juntamente com uma pequena mosca que nela penetra, o ADN de ambos os seres começa a juntar-se, com consequências terríveis. Geena Davis interpreta a jornalista que se envolve romanticamente com o cientista, a testemunha da experiência e das suas consequências. Um filme fisicamente enjoativo e por vezes até campy, mas que revela o maior dom de Cronenberg: a humanização da violência, leia-se, a humanização do que é violento. Neste caso, a humanização do monstro. Obra-Prima do cinema de ficção-científica, com boas interpretações do par principal, e uma grande realização de Cronenberg, que aqui assinou um dos seus maiores filmes. Vencedor do Óscar de Melhor Maquilhagem (vencedor previsível nesta categoria…).

Às 23:45, no TVC3.

Sala 3


Romeu + Julieta (Romeo + Juliet)

Adaptação da famosa tragédia de Shakespeare aos dias de hoje, num estilo absolutamente único. Realizado por Baz Luhrmann (também realizador de Moulin Rouge), é de longe a mais única adaptação da famosa tragédia, com belas interpretações de Leonardo DiCaprio como Romeu e Claire Danes como Julieta, uma banda-sonora contemporânea e que estranhamente assenta que nem uma luva, e visualmente detalhado e bem criado. Uma interpretação verdadeiramente de amor-ou-ódio, reveladora do espalhafatoso/espectacular estilo de Luhrmann.

Às 23:10, no Canal Hollywood.

Outras salas: As Pontes de Maddison County, de Clint Eastwood. Com Clint Eastwood e Meryl Streep.

Às 00:15, na RTP1.

Uma resposta a Daily Hotvnews (Cine) (20-11-08)

  1. […] de Catalepsia patológica – e pareciam estar mortas, mas na verdade não haviam morrido. (Cine) Romeu e Julieta é uma história que se baseia nesta possibilidade, até a novela (Global)  Caminho […]

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: