House V – Review – Dying Changes Everything

house

Episódio: Dying Changes Everything (1/24)
Temporada: 5
Primeira transmissão nos EUA: 16 de Setembro de 2008
Primeira transmissão em Portugal: 10 de Novembro de 2008

O Legado da 4ª Temporada

Quando se pensava que House não poderia ser mais desconcertante, fomos brindados com aqueles que serão talvez os dois melhores episódios de sempre da série. O surpreendente final da quarta temporada deixou nos fãs um travo estranho na boca. Estranho, mas muito bom: juntaram-se peças e perderam-se outras num complexo e poderoso emaranhado médico muito mais sentimental do que o próprio House (Hugh Laurie) poderia conceber.

As falhas de memória, o difícil caso de Amber (Anne Dudek) e posterior morte, e o derradeiro confronto com Wilson (Robert Sean Leonard) deixaram moças profundas no nosso anti-herói.

A quinta temporada arranca precisamente dois meses depois da violenta tempestade e com um gigantesco “elephant in the room” para House e Wilson.

Morrer muda tudo…

house-ep501-1
O paciente tem, neste episódio, funções acrescidas. Além de ser o “caso da semana” é também a desculpa que House precisa para evitar o inevitável confronto com Wilson depois da morte de Amber.

Lou (participação de Christine Woods) é então a paciente da semana; a jovem mulher é a assistente de uma consultora de ideais feministas e é admitida depois de sofrer um grave ataque de pânico onde alucina estar coberta de insectos. Com 37 anos mas parecendo bem menos, passou a vida a viajar pelo mundo em trabalho.

O caso em si é francamente fraco e sem grandes enigmas ou interesse a nível médico, o que não deixa de ser compreensível já que o importante, pelo menos neste primeiro episódio, não era o caso médico em si. Por outro lado, o relevo dado a Thirteen (Olivia Wilde) no caso, onde se envolve mais do que qualquer outro médico, e o peso que o seu recentemente descoberto diagnóstico incurável começa a ter na sua vida pessoal e profissional é um apontamento que se distancia do cerne do episódio mas que será essencial e interessante seguir a longo prazo.

house-ep501-4

O real âmago deste Dying Changes Evertyhing é a decadente relação de House e Wilson, regressado dos seus dois meses de luto mas que, no entanto, não veio para ficar e deixa cair a bomba ao pedir a demissão. House vê-se encurralado e de certa forma desorientado, mas lida com a situação da forma que tão bem conhecemos: fugindo à conversa que Cuddy (Lisa Edelstein) tenta (inutilmente) obrigá-los a ter. Aliás, aí está uma situação algo recorrente que parece desnecessária se não mesmo errada: a incessante tentativa de humanização de House. Porque, sejamos honestos, alguém quer MESMO que isso aconteça?

Outra questão que interessante é a aparente falta de consideração de toda a gente pelos sentimentos de Wilson… é que todos querem que ele fique por uma ou outra razão, mas não parece haver ninguém realmente preocupado em apoiá-lo num momento tão complicado…

No geral, o episódio desenrola-se de uma forma por vezes arrastada ou pouco dinâmica mas, e fazendo uma adaptação de um famoso ditado, é no final que está a virtude, e os 3 últimos minutos de Dying Changes Everything são soberbos.

house-ep501-2

House e Wilson libertam finalmente o que sentem e finalmente temos aquilo que parece ser uma pequena nesga de espírito humano em House (será??).

Bom e que Hugh Laurie e Robert Sean Leonard são grandes actores nós já sabíamos, mas… QUE CENA. Os papéis parecem inverter-se com um Wilson frio e (finalmente!) sincero. Até a mim me custou ouvir o que ele disse…mas em nome daquilo a que ambos chamavam “amizade”, já não era sem tempo de House as ouvir. E ouviu-as bem, calado e cabisbaixo. Impotente.

Resumindo e concluindo…

Muitas vezes regemo-nos pela sensação errónea de ter sido um episódio muito bom por ter tido um final de qualidade. No entanto, o poderoso final não pode prestar contas por todo o episódio. A tarefa de seguir aquele estrondoso final de temporada tem tanto de difícil como de ingrato, no entanto, House terminou num registo completamente diferente, e nós esperávamos mais disso. Assim, apesar de um episódio relativamente competente, é impossível não sentir um certo sabor a pouco… mas a certeza de que temos pela frente uma grande temporada.

Pontos altos

O Grande final.

Pontos baixos

O desenrolar arrastado de um caso com momentos de leve desinteresse.

No ouvido

House: “Almost dying changes nothing, dying changes everything.”

Wilson: “You spread misery because you can’t feel anything else (…) We’re not friends anymore, House. I’m not sure we ever were.”

Imagens: FOX

5 respostas a House V – Review – Dying Changes Everything

  1. Laura caçoeiro diz:

    Não consigo engraçar com a nova equipa de House. Principalmente com a Thirteen, não gosto nada de ver esta actriz a representar. São gostos….

    Não foi um grande episódio.As cenas que realmente valeram apena ver foram as que o Dr.Wilson entrava.

  2. vitoscano diz:

    Para recomeço quer este quer o próximo não são do melhor, mas esperem que isto melhora e muito.

  3. Os primeiros 3 episódios de House são péssimos. O 4º é só mau. Agora já se está a começar a endireitar. Mas tenho saudades da Cameron…

  4. Pedro Rocha diz:

    Onde estão os grandes momentos de House? Perdidos juntamente com a sua antiga equipa que agora anda aa arrastar-se na série. Nunca pensei vir a dizer isto mas pelo que tenho visto House tornou-se numa série banal, e isso entristece-me pois já foi outrora a minha favorita, Espere-mos que melhore.

  5. $imonfOX diz:

    ZONEI HOUSE MD ontem aka GRAVEI NA ZONBOXHD xDDD
    Teve alguma piada..mas tb pra quem nao acompanha mto a serie cm eu Teve momentos secantes!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: