Yah, ele conseguiu.

Martin Luther King Jr. pode ver hoje o seu sonho cumprido. Barack Obama é a 44ª pessoa a ocupar a Sala Oval. Traduzido, Barack Obama é, às 4h da manhã (hora portuguesa), o novo Presidente dos Estados Unidos da América. Parabéns.

A cobertura deste momento histórico para os EUA e para o Mundo em Portugal foi algo turva. Um resumo das transmissões televisivas de hoje e uma retrospectiva de toda a noite, a seguir.

As operações televisivas foram feitas com grande pompa e circunstância, mas só um dos canais cumpriu, até agora, as expectativas: a RTP. Tudo isto porque a SIC deu-se ao luxo de, às 01h50, interromper a emissão em sinal aberto para transmitir… Um episódio de CSI. Sim, num dos momentos mais importantes da história mundial, a SIC cortou a emissão e transmitiu um episódio da sua série fetiche. Mais tarde, quando mudei para o canal de Carnaxide, aquilo mais parecia um anúncio aos portáteis Vaio do que uma emissão televisiva. E o Nuno Rogeiro estava sem bonequinhos, o que me desiludiu. 😆

Do outro lado, a RTP fez um trabalho muito bom. Acordou mais cedo João Tomé de Carvalho (pivot do Bom Dia Portugal) e foi alternando entre várias zonas do estúdio de informação. Vítor Gonçalves estava radiante com a vitória de Obama e Márcia Rodrigues estava num ambiente esquizofrénico: parecia que os Republicanos não queriam dar as más notícias aos seus apoiantes tão cedo durante esta noite. Judite de Sousa, apesar das olheiras, mediou bem a emissão. Mesmo assim, a RTP poderia ter preenchido algum do tempo morto com reportagens acerca das eleições americanas.

Já por volta das 2h30 da manhã, quando a CBS começou a anunciar que o Ohio ia para Obama, José Rodrigues dos Santos disse, e passo a citar:

Bom, se a CBS pode anunciar, porque não nós! Barack Obama é o 44º Presidente dos Estados Unidos.

Durante a noite ainda fomos brindados com as habituais traduções simultâneas feitas pelo pivot da RTP e com McCain a ser vaiado só porque estava a ser simpático e humilde. E a admitir a derrota perante apoiantes republicanos que estavam felizes porque só recebiam notícias que diziam “McCain está a ganhar”.

Reuters (C)

Reuters (C)

O final do discurso de Obama foi o sinal definitivo para acabar este post e ir-me deitar. É que isto de fazer noitadas para acordar de manhã é um pouco chato. Mas uma coisa é certa: Tive a oportunidade de assistir a 4 horas e meia de emissões televisivas históricas, e de constatar que, para além de eu conseguir imitar John McCain muito bem, este é o primeiro passo para uma grande mudança de mentalidades, não só nos EUA, como também no Mundo. Parabéns.

(Post escrito às 5h30 da madrugada, no rescaldo das eleições norte-americanas)

13 Responses to Yah, ele conseguiu.

  1. $imonfOX diz:

    ITZZZZZ OBAMA BABY! I´m BLACK & I´M PROUD!
    HOLY SHIT THIS WOULD COME SOME DAY…SO 4 THE PPL THAT ARE WIT US OKAYYY…4 the ohters THAT ARE AGAINST….I DONT GIVE A SHIT…
    OBBAMMMA ITzz THA BIG DEAl!!A ALL NEW LEVEL ACHIEVED!!!!!
    CNN Wazzz the BEST BROADCAST, SIC and RTP1…..NOT SO SURE xDDD
    Wellll Holllazzz!
    A NEW BREED BEGAN!!!

  2. vitoscano diz:

    A Sic se queria dar uma série que desse CSI NY, que ao menos não era repetida. Embora os comentadores da Sic fossem um pouco melhores a RTP parece-me que funcionou melhor (de facto é curioso todos os pc´s serem iguais na Sic)mal esteve a TVI que nada fez passando apenas o filme ainda que excelente, pode ser que melhore quando surgir o tão falado TVI 24.

  3. Laura caçoeiro diz:

    Como é possivel os apoiantes do McCain estarem a receber mensagens de vitória dele, quando o mundo já sabia que tinha ganho o Obama? Isto anda tudo maluco… 😉

    Eu bem tentei seguir as emissões mas acabei por adormecer ! Foste mais forte do que eu. Gostei da tua referência ao grande senhor, que foi Martin Luther King Jr. Realmente hoje podemos dizer que uma parte do seu sonho foi realizado.

  4. vitor fernando diz:

    eu nem vi a RTP, vi um bocado da sic noticias mas a maior parte da noite vi pela CNN, tinha menos comentarios e mais numeros, mesmo ha maneira que eu gosto, ate hologramas teve a transmissao da cnn.ha que dar os merecidos parabens ao Obama e tambem ao McCain pela bela postura na hora da derrota, soube perder e demonstrou ser um grande homem e patriota, subiu muito na minha consideraçao.

  5. MJNuts diz:

    Devo dizer que, apesar de tudo, o discurso de derrota de McCain foi humilde e honrado. Ele era um senhor dentro da conservadoria habitual que percorre o sangue republicano!

    Long Live Obama!

  6. miguel filipe mendes ferreira diz:

    Foi uma ‘luta’ interessante. Seria muito dificil que a vitória não fosse para o Obama, mas mesmo assim o McCain lutou até ao fim. Tal como quase 100% dos não-americanos, torcia pela vitória do ‘candidato negro’, mas até compreendo algum dos argumentos dos republicanos. Neste momento, existe uma América “democratizada”, e sem voz da oposição, uma vez que os democratas são os líderes da camara dos representantes e do senado.

  7. vitoscano diz:

    Um canal informativo que aconselho é o France 24 do pouco que vi é um excelente canal tão bom como a CNN em alguns momentos até melhor, têm é claro de saber Francês.

  8. Mafz diz:

    Yes, we can ! : D

  9. Antonio diz:

    Gostava de referir a exelente cobretura da CNN que utilizou umas tecnicas inovadoras, utilizando uma imagem a 3D que aparecia no estudio de uma determinada reporter

  10. Antonio diz:

    recurso a halografia ou la o que é foi isto que a CNN usou pronto

  11. AnaA diz:

    Eu fui saltando entre a CNN, BBC News, Euronews e Sky News… Poucos eram os que concordavam nas previsões, por isso ia vendo e fazendo a média (ao menos concordavam no facto de Obama estar sempre a ganhar). Eventualmente cheguei a passar pela Sic Notícias e RTPN, mas não me demorei muito porque as emissões portuguesas estavam, na maior parte do tempo, chatas e paradas (e com o sono que já tinha não ficava fácil estar acordada assim).

  12. joana diz:

    Eu estive a ver até as 3, entre a Sic Noticias e a BBC. E acordei cedinho para ver os resultados e fiquei contente, claro 🙂
    GOBAMA!

Deixe um comentário