Saramago e Meirelles na apresentação de Ensaio Sobre a Cegueira [1/2]

https://i1.wp.com/www.castellolopesmultimedia.com/blindness/home.jpg

A apresentação à imprensa portuguesa de Ensaio sobre a Cegueira decorreu ontem na FNAC do Chiado. Presentes estavam ninguém mais, ninguém menos do que Fernando Meirelles, o realizador, Don McKellar, o argumentista, Niv Fichman, o produtor e claro, José Saramago, o brilhante escritor por detrás do incontornável (e imperdível) Ensaio sobre a Cegueira.

Saiba agora, tudo o que foi dito sobre um dos mais aguardados filmes deste ano em Portugal, num post de duas partes.

Durante um pouco mais de uma hora, os quatro convidados discutiram vários pontos essenciais do filme. Desde o processo de adaptação da obra de Saramago, às severas críticas e baixa assistência por parte do público norte-americano, ao envolvimento de Saramago no processo criativo e obviamente ao resultado final.

https://i2.wp.com/latimesblogs.latimes.com/entertainmentnewsbuzz/images/2008/05/10/blindnessjuliannemoore.jpg

Saramago, a figura central da conferência, não poupou palavras para explicar o estado embrionário de Ensaio sobre a Cegueira. Foram anos a negar a venda dos direitos de adaptação do seu livro, rejeitando entre trinta a quarenta propostas, a sua grande maioria americanas. José Saramago estava decidido a não permitir que a sua obra fosse transposta para o cinema. Don McKellar e Niv Fichman estavam determinados a adaptar o livro, depois de se terem rendido à narrativa que Saramago construiu sobre uma sociedade caótica quando os seus cidadãos perdem a capacidade de ver.

Foi a perseverança dos dois que os levou à porta do escritor e que, aliada ao “aspecto honesto” de ambos, aliciou Saramago a ouvir com mais atenção a sua proposta.

Quando deu início ao processo de adaptação da obra de Saramago, McKellar procurou tomar o seu próprio caminho ao mesmo tempo que tentava combater a pressão de adaptar um livro tão aclamado. Foi no balanço que conseguiu fazer entre o que Saramago escreveu e o que ele, enquanto argumentista, pretendia obter do livro e transplantar com sucesso para o cinema, que surgiu o guião final de Ensaio sobre a Cegueira.

https://i0.wp.com/oglobo.globo.com/fotos/2008/04/07/07_MHG_cult_blindness03.jpg

Fernando Meirelles também discutiu o processo de adaptação e a dificuldade que teve em relacionar as personagens que tinha em mãos, sem poder usar “o olhar”. O realizador explicou que o olhar é fundamental para construir as relações das personagens e que o facto de não o poder usar forçou-o a procurar soluções prácticas. Desfocar e esbranquiçar a imagem foram duas das soluções encontradas.  Meirelles recorreu ainda a outros truques de cinematografia, como enquadramentos pouco usuais e forte recurso à “handy-cam“. Estes tornaram a imagem menos “confiável” e palpável, dando-lhe uma qualidade poética, o que acabou por agradar bastante a Fernando Meirelles.

http://moviesense.files.wordpress.com/2008/06/blindness1.jpg

Na segunda parte deste post falaremos sobre o recurso à violência no filme (e no livro), sobre as críticas que foram tecidas por espectadores e associações americanas, a escolha de Gael Garcia Bernal para o papel de O Rei da Ala 3 e também sobre o envolvimento (ou a falta dele) de Saramago na obra de Meirelles que estreia hoje para convidados no UCI Freeport, em Alcochete.

PS – Por motivos técnicos (falta de meios), não temos fotos da conferência.

Anúncios

4 Responses to Saramago e Meirelles na apresentação de Ensaio Sobre a Cegueira [1/2]

  1. Spinelli* diz:

    Que giro, também lá estavas!!
    Eu também fui, estava nos lugares da imprensa.
    Não estava à espera que o Saramago fosse!
    **

  2. Também eu. Estava logo na terceira fila.

  3. flávio diz:

    quem me dera ter ido, meu deus…

  4. Spinelli* diz:

    Lol eu também estava na 3a fila 😛
    Atrás da Ana Markl.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: