Apresentação Liberdade 21 – Entrevistas – Elenco

Imagem SP Televisão

Ivo Canelas, António Capelo e Ana Nave são os protagonistas da nova série da RTP 1. O Hotvnews teve a oportunidade de falar com os três e de descobrir um pouco mais sobre Afonso Ferraz, Raul Vasconcelos e Helena Brito.

Para Capelo, “o problema de consciência que se levanta ao ser humano (…) no exercício das suas funções profissionais” é um dos temas mais interessantes da série, pela forma como os valores morais das personagens são relegados para segundo plano. Capelo descreve Raul Vasconcelos como um homem rigoroso a nível profissional e instável a nível pessoal, sendo o balanço entre o lado profissional e o lado pessoal das personagens, algo muito interessante de ver retratado em Liberdade 21.

A interprete de Helena Brito partilha a opinião do colega no que diz respeito aos valores morais das personagens e salienta ainda que um dos pontos mais interessantes da advogada que interpreta é o seu envelhecimento e a forma como ela lida com isso nos tribunais e na sua vida pessoal. Dos muitos casos que Nave viveu enquanto Helena Brito, foram os casos envolvendo crianças que mais a marcaram, defendendo que, enquanto mulher, a tocaram  emocionalmente. A relação de amor e ódio entre Helena e Raul, personagens interpretadas pelos já referidos António Capelo e Ana Nave será uma das principais narrativas de Liberdade 21.

https://i2.wp.com/www.sptelevisao.pt/contents/productions/19/galeria/LIB2grande.jpg

Imagem SP Televisão

Ivo Canelas, que estará brevemente nos cinemas com Arte de Roubar, o novo filme de Leonel Vieira, ressalvou que o modelo americano de fazer séries, com uma encomenda inicial de doze episódios e com uma encomenda adicional de outros tantos por temporada é mais interessante para si, opinião partilhada por quem vos escreve, dado a importância que o factor “tempo” tem na evolução de uma série. São variadas as séries que tiveram segundas (e posteriores) temporadas mais fortes do que as suas primeiras e que foram beneficiadas pelo tempo que a equipa técnica disponibilizou para estudar melhor a evolução do produto que tem em mãos. O caso mais flagrante (e recente) de que me recordo é o de Buffy, a caçadora de vampiros, que mudou radicalmente de qualidade conforme a sua produção avançou.

Questionado sobre uma participação especial na segunda temporada da série, visto que o actor saiu do elenco da mesma após o termino da primeira , Canelas anunciou que apenas a conclusão da sua narrativa não regressou mais a Liberdade 21.

Anúncios

8 Responses to Apresentação Liberdade 21 – Entrevistas – Elenco

  1. Mas que raio de poll é essa? Nunca fizeram um questionário como instrumento de recolha de amostra? As perguntas estão mal feitas.

    Nessa poll ou se gosta muito, ou então é só ladaeira abaixo. Logo a seguir aparece ” mas não é nada de especial” a seguir a um Sim, que se supõem que se gostou. As opções devem ser precisas e o mais directas possíveis.

    Façam uma algo como:

    Gostei muito.
    Gostei.
    Gostei mais ou menos.
    Não gostei.
    Achei péssima.
    Ainda preciso de ver mais episódios
    Não vi

    Agora deixem é mais opções para quem gostou, mas também não gostou MUITO, nem acha que não é nada de especial.

  2. Abul penso que a poll cobre as diferentes perspectivas de cada um, sem ser demasiado específica. Penso que Sim, é muito boa ou Sim, mas não é nada de especial cobrem bastante bem as opiniões de quem gostou: Gostei, ou gostei pouco.

  3. Desafio-te a apresentar esse questionário a qualquer professor de Ciências Sociais para ver se está de acordo com este método de recolha de amostra.

    Nem consigo perceber qual é a dúvida. Tu tens:

    1- Máximo
    2 – Mais ou menos
    3 – menos
    4 – Minimo

    É por demais evidente que falta que neste questionário falta um nível.
    Que por acaso é o nível que eu dou à série. Entre o máximo e o mais ou menos.

    Este tipo de questionários têm sempre uma escala de 5 opções. Nem nunca li nada sobre autores que têm escalas de 4 níveis.

    Eu amanhã na faculdade vou procurar as folhas que estudei ICS para sustentar com alguns autores que se debruçaram sobre coo criar questionários, se com o esquema que te dei acima não ficar claro o erro de escala presente no mesmo.

  4. (ups troquei-me ali numa frase. E há outras escalas para questionários. A dos 5 níveis é uma. Existem outras. Nos meus trabalhos de investigação ou qualquer relatório que use questionários, adopto sempre uma de 5 níveis (com outros níveis “extra” (não me lembro do nome técnico) a haver a servirem o propósito do teu último)

  5. OK. Agradeço a elucidação.

    Prometemos ter mais atenção a tal em futuros questionários.

  6. yeah 😀 *vai com o cursor de rato votar*

    Desculpa forma de falar. Não foi um ataque a ti Carlos ou a qualquer outro membro vosso. Vocês sabem que gosto de vocês ❤ 😉

  7. Abul, nós também gostamos muito do Rumble Pack, 😉

  8. Paulo Andrade diz:

    Eu vi grande parte do primeiro e sinceramente não gostei! (sem surpresa da minha parte)

    E se pensarmos que a direcção de programas encomendou duas temporadas sem avaliar a recepção junto do público… (Em que país com gente profissional faz algo deste género? só me occorre incompetencia, irresponsabilidade ou tachos.)

    Em Portugal sinceramente quem faz televisão está muito longe de ser bom, já nem digo muito bom.

    Como é que dão luz verde a segunda temporada sem a experimentarem junto do público, e sem deixarem passar o tempo necessário não só para amadurecer o processo de escrita, como as personagens e realização/produção! Como é que asim querem que as coisas funcionem!
    Uma série com 52 episódios é para estar no ar um ano no mínimo… Estou para ver como é que vai ser gerida sobretudo com os resultados obtidos.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: