Emmys 2008: Melhores Argumento e Realização: Drama

Duas categorias que podem muito bem clarificar quem é que vai ser a grande vencedora da noite de dia 21.

Melhor Argumento: Drama

Os nomeados são:

  • Battlestar Galactica (“Six of One”)
  • Damages: Sem Escrúpulos (“Pilot” )
  • Mad Men (“Smoke Gets In Your Eyes” )
  • Mad Men (“The Wheel”)
  • The Wire: Sob Escuta (“-30-“)

Comecemos por excluir uma das nomeadas que irá, certamente, deixar muitos fãs desanimados: Battlestar Galactica. É quase possível jurar que a série não irá ganhar este prémio. Não que não o mereça! Nunca vi o programa, mas acredito inteiramente na sua qualidade e que até mereceria mais nomeações de destaque, mas todos sabemos que o júri não irá atribuir um dos principais prémios da noite a um género que, geralmente, é sempre visto com desconfiança. Principalmente quando, os outros nomeados, são programas mais apreciados pela Academia. Mas de entre os quatro resistentes, há ainda outra série que não deverá levar esta estatueta: Damages. A série de Glenn Close pode muito bem ganhar vários Emmys este ano, mas não este. O primeiro episódio é um dos melhores do ano, mas a restante concorrência é muito feroz. Assim sendo, o mais correcto a fazer nesta situação é prever a série do ano: Mad Men.

Aclamada pela crítica, a série do clandestino canal AMC torna-se rapidamente na nova coqueluche da televisão americana, mostrando-se ao nível de poder ser a sucessora de Os Sopranos neste tipo de premiações. As suas duas nomeações dizem-nos isso mesmo. Mas qual o episódio que irá convencer o júri? Como tudo tem um início, será lógico afirmar que Matthew Weiner irá receber um troféu pelo primeiro episódio da sua criação, “Smoke Gets In Your Eyes“. Porém, se o compararmos com o final da temporada “The Wheel”, este último é muito mais merecedor da estatueta: só aquele monólogo de Don Draper com os clientes vale todos os prémios da noite. Mas partindo ainda do princípio de que “Smoke Gets In Your Eyes” irá triunfar, falta ainda analisar um dos candidatos, que não me surpreenderia se ganhasse: The Wire. Uma das séries mais aclamadas de sempre, The Wire passou sempre ao lado dos Emmys, vá se lá saber porquê. Esta é mesmo a sua segunda nomeação ao longo de cinco temporadas; a primeira havia sido nesta mesma categoria em 2004. E como a série voltou a estar de fora da corrida ao prémio principal, não será, de todo, insensato prever uma espécie de consolação para a equipa creativa de The Wire. E será esta, então, a minha aposta final para a categoria.

MELHOR REALIZAÇÃO: DRAMA

Os nomeados são:

  • Boston Legal (“The Mighty Rogues”)
  • Breaking Bad (“Pilot”)
  • Damages: Sem Escrúpulos ( “Pilot” )
  • Dr. House (“House’s Head”)
  • Mad Men (“Smoke Gets In Your Eyes”)

Se atentarmos nas anteriores listas de vencedores, deparamo-nos com um dado curioso: quem ganha o prémio de realização numa série dramática, acaba também por vencer na categoria de Melhor Drama. Foi isso que aconteceu em 2000, 2001 e 2003 com Os Homens do Presidente, em 2005 com Perdidos, em 2006 com 24 e em 2007 com Os Sopranos. Assim sendo, é legítimo afirmar que a (infelizmente) pouco conhecida Breaking Bad não tem qualquer hipótese, já que não concorre para Melhor Drama; todas as outras quatro sim. Então isso significa que Mad Men vai ganhar nos dois lados? Não me parece, até porque todas as regras têm excepções (em 2002, Sete Palmos de Terra ganhou Realização e Os Homens do Presidente ganhou Melhor Série; em 2004, Deadwood ganhou Realização, Os Sopranos ganhou Melhor Série), e não me parece que Boston Legal vá vencer as duas categorias (sim, leram bem!), até porque este episódio não merece ser reconhecido nesta categoria. Assim, ficamos com três nomeados: Damages, House e Mad Men.

Mad Men irá, provavelmente, ganhar. A qualidade técnica da série é o que mais salta à vista, e a sua primeira temporada terá de ser recompensada em algum lado. O bem executado episódio piloto de Damages nada pode fazer para o impedir, especialmente se o compararmos ainda com “House’s Head”, esse sim o mais justo vencedor da categoria. A qualidade da obra prima de Greg Yaitanes pode ser suficiente para lhe dar o Emmy, mas, tal como já referi, Mad Men terá de ganhar alguma coisa…

Em jeito de conclusão, fiquem com esta ideia: quando for anunciado o vencedor desta categoria, saberemos quase automaticamente quem será o grande vencedor da noite de 21 de Setembro. Pode ser que Mad Men (ou Damages) possam conseguir surpreender tudo e todos; pode ser que Boston Legal seja ainda mais odiada do que já é; e pode ser que a vitória de Yaitanes garanta o triunfo de Dr. House na outra categoria. Mas isso já é outra conversa…

Anúncios

4 Responses to Emmys 2008: Melhores Argumento e Realização: Drama

  1. mfed diz:

    nunca vi o Mad Man, sera assim tao bom? sera que é assim tao bom que ganhe a um dos melhores eps. que ja ti na tv House’s Head?
    bom, se assim for é mais uma serie que vou passar a ver Mad Man.

    bom post. belissimo site, nao conhecia, tao de parabens.
    cumps 😉

  2. Laura caçoeiro diz:

    Nunca gostei muito de series de médicos mas adoro Dr House. Por isso os meus votos vão para ele.

    Também gostei de ver Boston Legal.

  3. DNL diz:

    Breaking Bad mete-se na realização com o pilot? Para mim de realização era o 6 ou 7.
    Quem ganha em argumento é Mad Men, pelo pilot. Na realização o mesmo… Desgraça!

  4. vitor gonçalves diz:

    “(…) pode ser que Boston Legal seja ainda mais odiada do que já é. ” ???? Eu pergunto – É odiada por quem ? Por mim não certamente. Eu que nem gostava de série de advogados descobri-a na Fox em meados do ano passado, e tenho-a agora acompanhado na Fox Crime. Das mais bem escritas que conheço, com actores extraordinários, empolga, emociona e faz-nos pensar. Existem já diálogos de verdadeira antologia. Espero que volte a ganhar tudo ou quase tudo para que está nomeado

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: