Por Estrear… (21/08/08) – Hellboy II e Superhero Movie

https://i2.wp.com/www.comic-salon.de/2004/graphic/pressebilder/film/Film_Hellboy6_Pistole.jpg

Estreia finalmente nos cinemas de Portugal a muito aguardada sequela de Hellboy, assim como (mais) uma comédia satírica – Superhero Movie – Um Estrondo de Filme! e um novo filme produzido em Portugal, Aquele Querido Mês de Agosto.

Hellboy II – O Exército Dourado

https://i0.wp.com/jovemnerd.ig.com.br/news/images/stories/img_hellboy2_poster.jpg

Nesta sequela, o investigador do paranormal Hellboy (Ron Perlman) vai-se ver confrontado com uma recém-adquirida notoriedade, e uma invasão liderada pelo Príncipe Elfo Nuada (Luke Goss) que está a tentar controlar o místico e invencível Exército Dourado, afim de dominar a Terra. Ao mesmo tempo, Johann Krauss, o novo chefe da BRPD, a organização de combate ao paranormal para que trabalha o nosso herói, vai criar uma relação de antagonismo e rivalidade com o Demônio Vermelho…

Guillermo Del Toro é um dos realizadores mais talentosos e generosos em actividade. Dotado de uma enorme imaginação visual e de um conhecimento enciclopédico da gramática cinematográfica (os seus apaixonantes comentários para DVD são autênticas master classes), este cineasta mexicano começou a receber o reconhecimento que lhe era devido com o sucesso do magnífico “O Labirinto do Fauno“, que recebeu 3 Óscares em 2007. Este facto acabou por ser decisivo para a viablidade da franchise baseada no comic book escrito e desenhado por Mike Mignola, e iniciada em 2004 com a estreia do primeiro filme.

Del Toro foi o responsável por trazer este personagem ao grande ecran, no que era um dos seus projectos de sonho. “Hellboy” conheceu uma carreira comercial e crítica mitigada, mas conseguiu, apesar de tudo, alcançar a barreira dos 100 milhões de dólares em bilheteiras internacionais, já para não mencionar as vendas em DVD e os direitos de transmissão televisiva. A rentabilidade deste empreendimento não foi, no entanto, suficiente para evitar o fim da produtora Revolution Pictures, o que colocou o futuro do Demônio Vermelho num limbo.

O cineasta mexicano não desarmou e continuou a tentar encontrar uma nova casa para a sequela, que acabou por ser a “gigante” Universal, convencida e impressionada pelo talento do realizador e pelo êxito do “O Labirinto do Fauno“. Armado de um orçamento generoso e de carta branca criativa, Del Toro trabalhou arduamente no argumento e conceitos que ele considerou serem os mais adequados para ampliar o universo pulp de Hellboy, colocando a personagem num contexto de dark fantasy, do qual já demonstrou possuir um enorme domínio.

Um exemplo disso é a forma que ele encontrou para abordar as figuras dos Elfos e Fadas, tradicionalmente encaradas como benignas e inofensivas. Del Toro mergulhou na mitologia Celta para trazer à luz do dia uma nova imagem desses ícones, mais perversa e perigosa, mas também fiel à sua origem histórica, e que credibiliza o seu potencial dramático e as suas motivações na história.

Esta sequela terá mais acção, mais criaturas e uma história mais fluída, agora que as personagens já foram devidamente introduzidas no primeira película. Prevêm-se batalhas contra uma gigantesca Árvore Elemental na ponte de Brooklyn, um dragão à solta em Moscovo, espíritos Yokai em Tóquio, e tudo isto antes sequer do herói titular visitar o Submundo dominado pelos Elfos.

A maior parte do elenco mantém-se, o que também confere uma homogeniedade aos dois trabalhos, já para não dizer que dificilmente se encontraria um melhor intérprete que Ron Perlman para Hellboy. As filmagens estenderam-se por um período de seis meses com exaustivos dias de dezoito horas de trabalho, necessários para satisfazer a atenção ao detalhe do exigente realizador, que só desta forma consegue assegurar uma credibilidade notável na concretização de um mundo fantástico.

Estão, assim, criadas as condições para um bom blockbuster de acção e aventura, com um realizador e argumentista de talento ao leme, um elenco e equipa técnica motivados e uma produtora genuinamente investida no projecto. Tanto que já se fala até num hipotético terceiro episódio que oporia Hellboy aos monstros clássicos da Universal como Dracula e Frankenstein. Uma perspectiva muito interessante, mas ainda só especulativa. Certezas, para já, só a de Del Toro não desejar prolongar a série para além do terceiro opus. A ver vamos…

Vodpod videos no longer available.

Escrito por Pedro Pacheco

Superhero Movie –  Um Estrondo de Filme!

Dos produtores de “Scary Movie – Um Susto de Filme” e “Aonde é que Pára a Polícia?” chega-nos agora uma paródia aos filmes de super-heróis, intitulada (obviamente) “Superhero Movie“.

Como não podia deixar de ser neste tipo de filmes a história é bastante simples e inspirada noutras produções de sucesso (leia-se Homem Aranha): O estudante Rick Riker (Drake Bell) é picado por uma libélula geneticamente modificada e ganha poderes sobre-humanos, como uma força incrível e pele à prova de bala.

O jovem decide usar os seus novos poderes para fazer o bem torna-se num guerreiro contra o crime conhecido como “Libélula” (Dragonfly). No entanto, no seu caminho irá encontrar um vilão de serviço chamado Lou Landers.

Depois que uma experiência mal sucedida, Lou ganha o poder de roubar a força de viver a um ser humano e, numa vil busca pela imortalidade, torna-se no supervilão “Ampulheta”.

Com uma força inimaginável, velocidade inacreditável e um uniforme profundamente desconfortável, poderá o Libélula parar as areias do Ampulheta e salvar o mundo?

Homem Aranha, Batman, Super-Homem, Quarteto Fantástico e X-Men são alguns dos filmes parodiados em Superhero Movie. No elenco encontramos alguns actores habituais neste tipo de produção, como Leslie Nielsen, Regina Hall ou Pamela Anderson, que participou em Scary Movie 3.

Vodpod videos no longer available.

Escrito por Nuno Santos

Aquele Querido Mês de Agosto

http://www.rascunho.net/scripts/phpThumb/phpThumb.php?src=../../img/aquele_querido_mes_de_agosto.jpg&w=270

Ficção invadida pelo documentário, seria a história de um pai, a filha e o primo dela, músicos de uma banda de música popular a tocar pelas aldeias do Portugal profundo, em que imigrantes regressados à terra se cruzam com populares, entre festa e baile, cerveja, jogos e caçadas, durante o quente mês de Agosto. Seria a história e não é, porque realizador e equipa técnica irrompem pelo filme dentro, em vez de irem directamente ao assunto, e se misturam com actores não profissionais, entre os quais Sónia Bandeira e Fábio Oliveira. O filme conta ainda com a participação de Luís Marante, cantor do Agrupamento Musical Diapasão. “Aquele Querido Mês de Agosto” é a segunda longa-metragem de Miguel Gomes, depois de “A Cara Que Mereces” e várias curtas-metragens. O realizador justifica assim a entrada no documentário na ficção: “Documentário? Ficção? A meio deste filme vemos uma ponte: a ponte romana de Coja sobre o rio Alva, da qual se atira Paulo ”Moleiro”. Sem querer parecer Confúcio, diria que de qualquer uma das margens que esta ponte une se avista perfeitamente a outra. E que o rio é sempre o mesmo”. (Sinopse CineCartaz Público)

Vodpod videos no longer available.

Anúncios

3 Responses to Por Estrear… (21/08/08) – Hellboy II e Superhero Movie

  1. Antonio diz:

    Hellboy quero ir ver, deve ser muito bom…quanto ao superhero movie, até que é engraçado, pelo menos relativamente aos outros do género!

  2. joaot diz:

    já vi o novo hellboy e sim, é bom mas na minha opinião não é nada de extraordinário

  3. Optimus Prime diz:

    Ja vi e gostei do Superhero Movie – Um Estrondo de Filme!
    Muito bom. 🙂

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: