Isto de ser blogger cansa.

Logo Creative Commons

Logo Creative Commons

Mas não, ainda não se vão livrar de mim. Eu, quando quero, sou uma ventosa. Daquelas que se agarram aos vidros.

Primeiro: Estamos a ficar importantes. Perdoem-me o “orgulho excessivo”, mas para isto acontecer, é bom sinal. Ao que parece, o DN anda a ler os nossos posts e a fazer notícias, logo a seguir, “baseadas” nos mesmos.

Querem dar uma vista de olhos?

Nas primeira e segunda imagens, temos duas notícias, ambas sobre o mesmo tema: O facto de a RTP ter incluído nos seus streamings séries como “Conta-me Como Foi”. E porque estão aqui essas notícias? Simples: o meu colega Luís Lourenço escreveu um post, publicado a 31 de Julho, em que agradecia à estação pública por ter colocado online os episódios de “Conta-me”. Todos, desde o início. Uns dias mais tarde, mais precisamente no passado domingo, surge uma notícia no DN, assinada por Maria João Espadinha, com o mesmo tema, desenvolvido e com umas frases demasiado “parecidas” com o que o Luís tinha escrito.

Nas terceira e quarta imagens surgem mais umas notícias, desta vez a noticiar a estreia da segunda temporada de Heroes na TVI. Aqui a “cópia” já é mais óbvia: No título apenas é mudada uma para duas palavras. Reparem outra vez nas datas: O nosso texto é de dia 3, o do DN – assinado, mais uma vez, por Maria João Espadinha – é de dia 4. Se quiserem comprovar, cliquem nas imagens e vejam as partes que estão com cor por cima. Na última imagem, o laranja é a sinopse da TVI.

Ora bem, parece que falhou algo à nossa “visitante”: É que o Hotvnews funciona sob uma licença Creative Commons, que, segundo o site oficial da CC Portugal:

As Licenças Creative Commons situam-se entre os direitos de autor (todos os direitos reservados) e o domínio público (nenhum direito reservado). Têm âmbito mundial, são perpétuas e gratuitas. Através das Licenças Creative Commons, o autor de uma obra define as condições sob as quais essa obra é partilhada, de forma proactiva e construtiva, com terceiros, sendo que todas as licenças requerem que seja dado crédito ao autor da obra, da forma por ele especificada.

Agora, na Wiki da CC Internacional, uma resposta a este caso:

What happens if someone misuses my Creative Commons-licensed work?

A Creative Commons license terminates automatically if someone uses your work contrary to the license terms. This means that, if a person uses your work under a Creative Commons license and they, for example, fail to attribute your work in the manner you specified, then they no longer have the right to continue to use your work. This only applies in relation to the person in breach of the license; it does not apply generally to the other people who use your work under a Creative Commons license and comply with its terms.

You have a number of options as to how you can enforce this; you can consider contacting the person and asking them to rectify the situation and/or you can consider consulting a lawyer to act on your behalf.

Traduzido: A licença termina automaticamente se alguém usar algo abrangido por uma Licença CC se não der os créditos específicos na licença. E isto aplica-se apenas a quem “quebra o pacto”, ou seja, a quem pega no trabalho e não dá crédito. Para estas situações podemos sempre contactar a pessoa e pedir uma rectificação e/ou consultar um advogado e deixar que as coisas corram nos meandros da justiça Portuguesa (ou seja, caso arquivado).

E nós, por acaso, já tínhamos isso no blog, mais concretamente na zona da ficha técnica. Se forem lá abaixo e clicarem no link, podem reparar que o Hotvnews permite a redistribuição do texto, desde que não o usem para fins comerciais, não o alterem e refiram sempre a fonte. Tirem as vossas próprias conclusões.

Agora, gostaríamos de perguntar aos nossos leitores: O que fariam vocês se os vossos textos fossem alterados e editados num jornal com distribuição a nível nacional e feito por um dos maiores grupos de media de todo o País? Deixavam passar, falavam com o responsável pela acção ou contactavam logo um advogado e colocavam um processo em tribunal?

Deixo-vos a questão.

23 respostas a Isto de ser blogger cansa.

  1. Já me aconteceu. Não pleo meu blog mas pelo meu site – http://www.festivaispt.org – que está constantemente a ser “roubado” por sites com o disco digital, o cotonete ou blitz.

    Anunciamos artistas porqu enos damos a trabalho de vasculhare myspaces e afins e lá descobrimos bandas para concertos e festivais. Aliás… muitas dessas novidades são dadas pelo membros da nossa comunidade. Sem confirmação da organização, esses sites publicam a mesma noticia mais tarde no dia ou no dia seguinte o que é bastante estranho: duas entidades que pesquisam exactamente a mesma banda – num universo de milhares e milhares – chegam à mesma conclusão? Pior… os textos são quase iguais!!

    O que fazer? Não fizemos nada… apenas demos o caso a conhecer á comunidade que se encarregou se avisar e reclamar nos comentários ás noticias nos ditos sites. Aqui tem de se fazer o mesmo. Com respeito mas em massa. Acredita que eles, daqui a algum tempo começa a dar-vos crédito. No meu caso funcionou.

    Caso contrário… pouco mais há a fazer, infezlimente:\

    Abraço e boa sorte com isso

  2. Nuno Mendes diz:

    De facto isto é inaceitável.
    Eu primeiro contactaria o responsável pela acção e exigiria uma retratação pública com o devido destaque.
    Mas de qualquer maneira acho que contactava um advogado para saber as minhas hipóteses.

  3. Pedro Maciel diz:

    Eu acho que vocês se estão a por em bicos de pés. Os factos supostamente copiados, mais não são que factos reais (a série começa em dia tal, a temporada teve 11 episódios, greve dos argumentistas, episódios disponíveis para streaming, etc, etc). Acho que não tem nada a ver. Além disso, na reportagem sobre a RTP há lá declarações do responsável pela multimédia do canal. Eles falaram com a RTP.
    Hoje o João Lopes vem a falar no Blog dele sobre Saving Grace. Querem ver que ele leu o Hotvnews ontem e não disse nada? Sinceramente não vejo nada para pegarem.

    Preocupem-se com outras coisas

  4. Jikul diz:

    Falar com o responsável pela acção, sensibilizá-lo para a situação. No futuro este indicará a fonte, o que só é bom para o blog, certo?

    Tribunal por uma coisa destas? Naaaaaaa….

  5. Rui Azevedo diz:

    Acho que deveriam aproveitar a sugestão do Simão. Apelavam à ajuda dos visitantes deste blog, e era feita uma respeitosa mas massiva reclamação para essas “entidades”.
    Levar o caso para tribunal não parece boa ideia, há sempre os honorários a pagar e sabe-se lá por quanto tempo se pode extender o caso…

    Boa sorte, e continuem o bom trabalho!

  6. XaNNo diz:

    Arranjar uma maneira de o blog ser recompensado pelo “plágio”……ou a nível monetário ou a nivel de publicidade…..ao blog..

  7. Vou-te ser muito sincero…

    1º Ponto: ficaria aborrecido!

    PS: depois, aborrecia os causadores de tal aborrecimento!

  8. Alexandra Lopes diz:

    Olá,
    sou advogada (e desde há uma semana assídua leitora deste blog) e sugiro que lhe mande uma carta, exactamente com os pontos que refere, explicando o que foi copiado e as normas violadas.
    Eles devem responder e mesmo que o não façam, não devem voltar a repetir a proeza.

  9. Pedro diz:

    Isto é uma tempestade num copo de água, muito do que também está na notícia do DN sobre “Heroes” foi dado também pela TVI, e outras coisas são do conhecimento público. Quanto à notícia de “Conta-me como Foi”, são coisas manifestamente insuficientes para se argumentar a ‘cópia’.

  10. Eduardo Castro Fonseca diz:

    Eu ja tinha feito um post sobre isto no TVSeason.
    O DN tambem me roubava a mim informacao. Cheguei inclusive a ver na revista semanal de televisao deles, uma descricao da serie “Jericho” roubada palavra, por palavra, do meu blog.

    Ja por diversas vezes notei que as noticias que aqui revelamos acabam sempre por ir la parar.

  11. Vicente diz:

    Uma coisa é lerem a noticia e usarem isso para fazer a sua noticia… outra é plagiar texto como parece ter acontecido… claro que a noticia do heroes dar na tvi não é o plágio, é sim terem copiada texto quase integral do hotvnews… porque noticias sobre o mesmo tema há imensas, mas sendo jornalistas credenciados deviam saber escrever por si próprios.

    Acho que devem contactar primeiro a pessoa que anda a fazer o ‘plágio’… e depois se isso não tiver resultados óbvio que devem usar um advogado.

  12. Pedro Jesus diz:

    A parte do Heroes é de uma sinopse da TVI, por isso não se consegue concluir se copiou daqui (ou então obteve o link aqui) ou de lá. Agora a parte a amarelo já evidencia copianço.
    Em relação ao Conta-me Como Foi, já é mais difícil notar o copianço, mas há uma adaptação e isso também abrange os direitos de autor (e desde quando é que dá para ver vídeos num mp3? mp4 sim. Isso já mostra que tentaram mudar a frase, hehe).
    Simceramente não sei o que dizer, só digo que ir a tribunal é que não, são precisas mais provas, a meu ver. Vamos ver se não há mais cópia daqui para a frente.

  13. Francisco diz:

    Isso é roubo, porque ela esta a ganhar com os vossos textos. Se fosse com o meu blog não sei o que fazia, mas tentava fazer alguma coisa contra isso. Abraço

  14. Mini0n diz:

    Modéstia nunca fez mal a ninguém.
    Sim, é parecido. Mas estão a pegar em factos objectivos, como datas e acontecimentos que só podem ser ditos de uma maneira. Se, de facto, a fonte de tais notícias é este blogue, acho que vocês deveriam ter falado com a pessoa em causa, sem antes ter exposto a situação assim.
    Falar em tribunais é ridículo.
    Se eu fosse a pessoa “do outro lado”, e não tivesse vindo cá tirar ideias, eu é que vos metia em tribunal.
    Pensem um bocadinho, e, acima de tudo, sejam modestos.

  15. Não podemos falar em modéstia aqui. O Hotvnews não precisa de modéstia nesta questão.
    Efectivamente o assunto foi coberto por um nosso colaborador e é ilegal copiar esse texto, sem dar os devidos créditos. Violação de Copyright e licenças Creative Commons são coisas muito graves no mundo globalizado em que vivemos.
    Conforme já foi dito, é importante expor o assunto ao jornal, de forma respeitosa.

  16. Pedro diz:

    Será que sou o único a achar istu tudo uma tempestade num copo de água. Por amor de deus, os factos idênticos nos dois textos são mínimos.

    Haja juízo.

  17. Vicente diz:

    Mas se não se mostra os dentes, continuam a pisar em nós… mesmo que isto não leve a nada, serve de exemplo para quem não sabe que existem leis e regras que devem ser cumpridas por orgãos de comunicação social.

  18. Vera diz:

    Trabalho numa agência de comunicação e essas “erros” acontecem com bastante frequência. O procedimento que já fiz e vi fazer é falar com um responsável do jornal (por ex o Editor da secção em que a notícias foi publicada), explicar o sucedido e o que é que eles sugerem para tratar do assunto. Se tiverem de acordo tudo bem, se não negoceiem tudo.
    Até seria interessante negociarem uma rúbrica semanal sobre filmes etc, em que voces fornecem informação e inputs e a jornalista escreve sobre o assunto. Algo que queiram e que impulsione ainda mais o blog.

    Podem dar alguma volta ao assunto, mas sejam sempre calmos, cordias, não percam a cabeça para não perderem a razão.

  19. Ricardo Leal diz:

    Não tive tempo de ver as imagens, mas eu acho que devias falar com a pessoa em questão. Se a pessoa começar a criar problemas… contacta um advogado. Assim ainda arranjas mais visitantes ao Hotvnews.

  20. Ri-me… mas escrevi post para vos apoiar, gente do Hotvnews! Vão ver ou levam.

    http://ovelhasranhosas.blogspot.com

  21. vitoscano diz:

    Qual é que é problema, o que é preciso é que a informação chega oa maior numero possível de pessoas e tambem não um plágio muito grande.

  22. Perdão. O link do meu blog é:

    http://ovelhas-ranhosas.blogspot.com

    Isto de ser ovelha cansa!

  23. […] e ainda por cima, palavra por palavra, ponto por ponto, nunca os publicaria. Até porque sempre fizeram bandeira contra o plágio quando a “sorte” lhes calhou a determinada altura. É provável que o […]

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: