O Enigma de Fermat, por Tiago Ramos

null

Título original: La Habitácion de Fermat

De: Luis Piedrahita e Rodrigo Sopeña

Escrito por: Luis Piedrahita e Rodrigo Sopeña

Com: Lluís Homar, Alejo Sauras, Elena Ballesteros, Santi Millán e Federico Luppi

O Enigma de Fermat é mais um exercício mental, que propriamente um filme banal, acabando por ser mais uma demonstração do cada vez mais influente cinema espanhol.

O enredo fala sobre quatro matemáticos que não se conhecem e que são convidados por um misterioso anfitrião denominado Fermat, para comparecer a um encontro num lugar isolado, sobre o pretexto de decifrar um grande enigma. Uma vez ali, os quatro descobrirão que suas vidas estão em risco e que o enigma a desvendar será como sobreviver a uma engenhosa armadilha.

null

Através d’O Enigma de Fermat e tendo como exemplos, filmes como O Labirinto de Fauno e o recente [REC], apercebemo-nos que o cinema europeu, nomeadamente o espanhol, tem feito uma aproximação às fórmulas americanas de sucesso, sem contudo trazer detrimento para os argumentos.

O filme obtém interpretações excelente dos actores que são os quatro principais intervenientes do mesmo. Todo o elenco apresenta excelentes traços psicológicos nas personagens, transmitindo todo esse realismo aos espectadores. O facto de o filme ser compacto, ajuda a manter a tensão assente na resolução dos enigmas matemáticos e lógicos, que lhes garantem a sobrevivência.

null

O cenário é simples e claustrofóbico, o que permite o constante suspense do argumento. Contudo não nos podemos distanciar da semelhança de O Enigma de Fermat aos sucessos mundialmente conhecidos, como Saw e Cube. Esta é uma prova do fervilhar de ideias do cinema espanhol e destes dois realizadores: Luis Piedrahita e Rodrigo Sopeña.

Um outro ponto alto e de grande interesse é o sítio oficial do filme, onde os amantes da matemática terão uma agradável surpresa.

O Enigma de Fermat é um excelente filme, altamente aconselhável.

Classificação:

Anúncios

2 Responses to O Enigma de Fermat, por Tiago Ramos

  1. AnaA diz:

    Um dos melhores dos últimos tempos, para mim. O cinema espanhol parece estar em clara ascensão em termos de qualidade. Ainda assim concordo com a classificação: 4 parece-me ser o número ideal 🙂

  2. […] – bookmarked by 1 members originally found by lilstariiday on 2008-09-25 O Enigma de Fermat, por Tiago Ramos https://hotvnews.wordpress.com/2008/07/03/o-enigma-de-fermat-por-tiago-ramos/ – bookmarked by 4 […]

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: