Balanço da Temporada – 07/08 – Jericho

Estamos de regresso ao balanço da temporada 2007/2008, continuando a concentrar atenções nas séries canceladas. E não podíamos esquecer uma das que mais lutou contra isso, Jericho.

É um pouco penoso falar de Jericho (por cá traduzido para Jericó) quando se sabe que esta juntava alguns ingredientes que a podiam tornar numa grande série.

A série teve origem na ideia de um filme que os criadores Jonathan Steinberg e Josh Schaer tinham. A ideia do filme foi rapidamente abandonada porque perceberam que um filme não chegaria para aprofundar a história como gostariam. Decidiram assim apresentar um projecto televisivo. A CBS acolheu-o. Começou desta forma a aventura Jericho. A série estreou-se a 20 de Setembro de 2006 sob a aura de um das grandes promessas da temporada 2006/2007. A primeira temporada teve 22 episódios sendo que, entre a exibição do 11º e do 12º, passaram quase três meses. Porventura devido as altas expectativas criadas, a audiência da primeira temporada da série não agradou à CBS que decidiu cancela-lá. Gerou-se então uma campanha, promovida pelos fãs, que pedia que a CBS reconsidera-se a sua decisão e desse uma segunda oportunidade a Jericho. Assim aconteceu. Depois de algumas negociações a série foi renovada para uma segunda temporada de sete episódios, o que daria oportunidade aos produtores de concluir a história.

A verdade é que, à falta de mais, a série mereceu esta segunda temporada. Ela permitiu aos argumentistas arriscarem, pois sabiam que não tinham nada a perder. Mas Jericho merecia ainda mais. Era uma série que, apesar de ir buscar elementos de outras (foi inclusive apelidada de clone de Perdidos), se diferenciava pelos elementos apocalípticos introduzidos, a não acumulação excessiva de mistérios, mas antes o desvendar constante dos mesmos.

A primeira temporada foi bastante irregular. Isso pode ser explicado pela inexperiência dos produtores que, ao fim de alguns episódios, já tinham esgotado uma das formulas fundamentais em que a série parecia assentar: A luta pela sobrevivência. Mas, neste aspecto, a pausa imposta pela CBS entre a primeira parte e a segunda da primeira temporada fez bem a Jericho, e à sua equipa de argumentistas, que voltaram, em Fevereiro de 2007, com episódios repletos de acção e emoção. O grande final de temporada provou isso mesmo e demonstrou que a série não podia acabar já. A segunda temporada permitiu, como já disse anteriormente, que os produtores arriscassem. Numa situação tão difícil que outra solução tinham? Uma pena foi o final desta segunda temporada que, em contraposição à anterior, deixou uma sensação de que não era este o fim esperado. Ainda assim deixou-nos a pensar como seria…

Arrisco-me a dizer que Jericho podia ter sido uma grande série.

Em Portugal Jericó foi exibido na SIC e no AXN. No Hotvnews as reviews são da Mara Marques. E, para quem quer saber mais sobre esta série, fica aqui fica o link para a review do primeiro episódio:

https://hotvnews.wordpress.com/2007/10/25/jerico-review-pilot-122/#more-2137

Episódios produzidos: 29

Episódios exibidos: 29

Temporadas: 2

Produção: CBS Paramount Network Television

Local das filmagens: Van Nuys, Califórnia

Porque foi cancelada: Baixas audiências.

O que fazem agora…

  • Skeet Ulrich (Jake Green) – Participou, recentemente, no filme For Sale by Owner, encontrando-se neste momento em Los Angeles a gravar o thriller Armored.
  • Lennie James (Robert Hawkins) – Desde Abril que está a gravar o filme independente Tic.
  • Ashley Scott (Emily Sullivan) – Encontra-se em Nova Orleães a gravar o novo filme de Renny Harlin 12 Rounds.
  • Kenneth Mitchell (Eric Green) – Acaba de gravar a mini-série de televisão inglesa Iron Road, onde participam também Peter O’Toole e Sam Neill.
  • Brad Beyer (Stanley Richmond) – Já este ano participou num episódio de Mentes Criminosas.
  • April Parker-Jones (Darcy Hawkins) – Participou num dos episódios pós-greve de Perdidos.
  • Alicia Coppola (Mimi Clark) – Procura novos projectos.
  • Pamela Reed (Gail Green) – Participou já em dois episódios da nova série da ABC Eli Stone e está anunciada no elenco do filme Descending from Heaven.
  • Bob Stephenson (Jimmy) – Também está à procura de novos projectos profissionais.
  • Gerald McRaney (Johnston Green) – Já este ano participou em dois episódios da também cancelada O Clube das Investigadoras.
  • Clare Carey (Mary Bailey) – Também ela participou num episódio de Eli Stone, estando agora confirmada para integrar o elenco de Crash, a adaptação à televisão do filme vencedor dos Óscares.
  • Richard Speight Jr. (Bill) – Encontra-se em pré-produção o filme MobiUS: A Little Tokyo Ghost Story, no qual vai participar.
  • Michael Gaston (Gray Anderson) – Está a gravar dois filmes em simultâneo: W., de Oliver Stone, e Hurricane Season, de Tim Story.
  • Erik Knudsen (Dale Turner) – Está a gravar a dramédia romântica Youth in Revolt, filme de Miguel Arteta onde actuam entre outros Michael Cera, Ray Liotta e Jean Smart.
  • Shoshannah Stern (Bonnie Richmond) – Já este ano participou num episódio de Casos Arquivados.
  • Sprague Grayden (Heather Lisinski) – É uma das novidades da 7.º temporada de 24, sendo também uma das integrantes do elenco do thriller científico Level Seven e de uma nova série do canal por cabo FX.
  • Candace Bailey (Skylar Stevens) – Está em fase de estudo de novos projectos.
  • Darby Stanchfield (April Green) – Depois de Jericho já participou em várias séries como Mad Men, Casos Arquivados e Investigação Criminal.
Anúncios

3 Responses to Balanço da Temporada – 07/08 – Jericho

  1. gonca26 diz:

    Uma boa série! Pena ter sido cancelada.

    Acho que os fãs ainda vão conseguir renová-la para uma 3ª temporada.

  2. barros diz:

    uma das melhores séries até hoje. espero que a nbc (universal) faça a continuaçao da série jericho .

  3. Faiza diz:

    Ainda nao tive a chance d assistir essa serie, mas aposto que irei amar, pelo facto de erik knudsen protagonizar…bjx

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: