ER – Review – Abby Normal (20/22)

Episódio: Abby Normal
Temporada: 10.ª Temporada
Canal: AXN
Primeira transmissão Portugal: 7 de Dezembro de 2007
Primeira transmissão EUA: 29 de Abril de 2004

Nelson: “The perception of a psychiatrist, the bedside manner of an ER doc and the empathetic eyes of an overworked nurse…”
Abby: “Oh yeah, I’m the whole package…”

Tal como o título faria prever o grande destaque deste episódio vai para Abby (Maura Tierney).

A sua rotação em Psiquiatria continua. Apesar de estar a descobrir ter um jeito natural para a especialidade, nem tudo são rosas e chega o primeiro choque com a realidade quando descobre que um dos doentes que insistentemente ameaçava matar-se acaba por o fazer. Mas o grande destaque vai para Jordan (participação de Julianne Nicholson), a mãe de uma bebé que na verdade já tinha aparecido no episódio anterior com aquilo a que se veio a saber serem pseudo-convulsões, ou seja, uma simulação, ainda que inconsciente, tendo, apesar disso, recusado ser tratada. As convulsões voltam e inevitavelmente regressa ao SU. E é na abordagem a este caso que vemos Abby em acção, num território em que se sente à vontade: contacto humano. Após muito insistir, com toda a sua capacidade de conversação e persuasão, ela aceita em ser tratada. Acabam por eventualmente concluir que as convulsões surgem apenas quando está com a bebé e portanto algo está escondido naquele subconsciente. No decurso de tentar descobrir mais, Abby acaba por se abrir um pouco com revelando que ela própria esconde a sua incapacidade para levar até ao fim aquilo a que se propõe acabando sempre por desistir ao mínimo obstáculo. Abby convence o seu orientador, Dr. Nelson (participação de Maury Sterling), a recorrer a métodos farmacológicos mais alternativos, quase que questionáveis; Jordan revela que tinha sido vitima de maus-tratos 8 anos antes e que, nessa altura, teve um filho que morreu ainda bebé quando esta o sufoca inadvertidamente na tentativa do proteger do seu companheiro da altura. Abby debate-se agora com o problema do assistente social Ken Sung (participação de Daniel Dae Kim) que, sabendo desta situação toda, terá que agir.

Ainda neste episódio, já no final, Abby volta a tentar passar aos exames de Medicina.

 

Apesar de um início atribulado no laboratório no episódio anterior, Neela (Parminder Nagra) tornou-se bastante entusiasmada com o trabalho de investigação, o que acaba por ter impacto na sua actuação no SU, facto que irrita bastante Pratt (Mekhi Phifer). Dois colegas de laboratório, Yuri e Colin (participação de Archie Kao e Kevin Sussman), decidem fazer experiências num deles com cetamina o que acaba por originar mau resultado, obrigando à intervenção de emergência de Neela e Pratt.

Kerry (Laura Innes) continua a sua saga para conseguir a custódia do seu filho Henry. Como qualquer mãe nesta situação, está disposta a tudo, inclusive a ir contra a lei fugindo com ele. Elizabeth (Alex Kingston) visita-a enquanto ela prepara as malas para lhe dar algumas roupas (unisexo claro!) de quando a sua filha era mais pequena. Ao ver todo o aparato fica preocupada ao ver que Kerry pode acabar fazendo algo de que se arrependa mais tarde pedindo até a Abby que fale com ela (isto depois de se aperceberam que não conheciam ninguém que fosse próximo dela). Apesar do receio de Abby e Elizabeth, Kerry acaba por aparecer no SU com Henry para o entregar, de coração despedaçado, aos Lopez.


A presença de Steve (Cole Hauser) acaba por deteorar a relação de Sam (Linda Cardellini) com Luka (Goran Visnjic). Neste episódio vemos um Luka com um comportamento muito passivo-agressivo, visivelmente chateado e com ciúmes, e uma Sam que apesar de tudo se tenta aproximar e conversar. Será que o que parecia uma relação promissora acabará por aqui? Pessoalmente não estou a gostar da introdução desta personagem que em nada foi desenvolvida servindo apenas para “semear o caos”.

Kem (participação especial de Thandie Newton) está de volta e Carter (Noah Wyle) vai buscá-la ao aeroporto levando-a à nova casa que já está decorada; até já um quarto preparado para o bebé! Kem está com algum receio de que se tenham precipitado em tudo mas ele reconforta-a. Deveres de família chamam e Carter tem que responder perante o pai, Jack (participação especial de Michael Gross), e os administradores em relação ao que vai fazer ao que a avó lhe deixou anunciando, para espanto e contra a vontade de todos, que vai doar a casa para a fundação de um Instituto para Estudos em Saúde, abandonando a dedicação às Artes iniciada pelo seu avô. Também nesta ocasião o pai de Carter conhece Kem, não se mostrando nada entusiasmado nem perante a relação nem perante o neto que aí vem.

Susan (Sherry Stringfield) está ausente, tal como recomendado pela sua obstetra há 2 episódios e Chen (Ming–Na) não tem nenhuma intervenção significativa neste episódio (como aliás tem sido constante nesta temporada).

Foi interessante ver a escolha de colocarem o grande destaque em Abby, na verdade uma das minhas personagens favoritas; igualmente interessante é ver que conseguiram enquadrar tão bem as qualidades de Abby nestes episódios em que passa por Psiquiatria desenvolvendo um pouco mais a personagem.

A ver vamos os que nos reservam os 2 últimos episódios.

Deixe um comentário