Greve dos Guionistas

Agora a grande pergunta é: “Quando começa?” UPDATE: A resposta a esta pergunta foi dada há momentos.

Pois é, parece que as negociações entre o Writers Guild of America (Sindicato de Argumentistas, traduzido “à socapa” para Português) e as grandes produtoras de cinema e séries de TV (representadas pela Alliance of Motion Picture and Television Producers – AMPTP) não correram bem. O último contrato de três anos entre estas entidades expirou na quarta-feira passada (dia 31 de Outubro) e, agora, os guionistas pedem uma maior fatia dos lucros das vendas nos DVDs e nas novas plataformas (Internet e Telemóvel).

A questão já não é nova – Em 2004, a WGA tentou conseguir o dinheiro das vendas dos DVDs, mas sem sucesso, e em 2001 trocaram esses valores no último minuto por melhores planos de saúde. Desta vez não trocam os aumentos por nada.

Quando a greve começar mesmo (provavelmente na Segunda-feira), Os primeiros programas afectados serão os talk-shows, como os de Jay Leno, David Letterman, Jon Stewart, Conan O’ Brien e Stephen Colbert, que têm um esquadrão de guionistas a escreverem para eles todos os dias. Segue-se o programa “Saturday Night Live” (já exibido na SIC Comédia), da NBC, que é transmitido em directo, com guiões escritos durante toda a semana. Mas o pior mesmo só acontecerá a partir de Janeiro/Fevereiro. É que a maior parte das séries que não foram canceladas têm episódios já escritos/produzidos mais ou menos até essa altura. A greve irá paralisar também a produção de grandes possíveis blockbusters cinematográficos dos próximos dois anos, como por exemplo o novo filme de James Bond. Corre ainda o boato de que a segunda temporada de “Heroes” pode ser encurtada para metade dos episódios, terminando no 12º capítulo, mas nada foi ainda confirmado oficialmente pela NBC Universal.

Fica aqui uma pequena lista feita pelo LA Times sobre algumas das séries que poderão ser afectadas pela greve. (site em inglês)

Lembro que se pode vir a repetir a greve de 1988, na qual, durante 22 semanas (de 7 de Março a 7 de Agosto), as estações perderam cerca de 500 milhões de dólares e 9% da sua audiência média, valor do qual nunca recuperaram totalmente.

Em Portugal podemos vir a sentir a greve, pelo menos, em “Betty Feia”, cuja segunda temporada está a ser exibida na SIC com apenas quatro semanas de atraso em relação aos EUA, mas se isso acontecer será apenas em 2008.

A PFtv foi à procura de opiniões sobre o assunto e perguntou a Nuno Artur Silva, “chefe” das Produções Fictícias, o que ele achava.

Vodpod videos no longer available.

O canal online das PF também obteve outras opiniões, como as de Rui Vilhena (director criativo da Scriptmakers; escreveu as novelas “Ninguém como Tu”, “Tempo de Viver” e actualmente trabalha no remake de “Vila Faia”) e João Nunes (presidente da Associação Portuguesa de Argumentistas e Guionistas).

Entretanto, durante o desenvolvimento desta notícia, as reuniões nas costas Este e Oeste entre cada parte da WGA terminaram, e a greve foi oficialmente confirmada. O Hotvnews continuará a acompanhar este acontecimento, surgindo um novo post sobre o assunto assim que haja mais desenvolvimentos, nomeadamente uma data de início.

UPDATE IMPORTANTE: A data de início da greve foi anunciada há momentos pela WGA. Os escritores foram convocados para “parar o lápis” a partir das 00h01 de Segunda-Feira (5h01 da manhã em Portugal).

16 respostas a Greve dos Guionistas

  1. SeaKo diz:

    Excelente artigo, Manuel! Se puder dar uma sugestão, adiciona tb o vídeo do Nuno Artur Silva, das PFtv, que é mais elucidativo.

  2. Sugestão aceite e vídeo trocado, para a página não ficar tão pesada. Ficam links para o vídeo que aqui estava e ainda para a opinião do Rui Vilhena.

    Já agora, isto é o puro reflexo do sucesso das séries americanas hoje em dia.

  3. Tiago Jacinto diz:

    E isto é só a ponta do icebergue. Lá para o Verão é que vai ser bonito quando o resto das associações entrarem todas em greve. A WGA começou mais cedo porque obviamente o trabalho dos argumentistas e a sua janela de influência é completamente diferente da dos actores e realizadores.

  4. Obrigado pelo artigo Manuel. Espero que eles resolvam isto depressa

  5. viskonde diz:

    nao fazia ideia disto..
    essa de encurtarem heroes para metade.. omg
    a ver se resolvem isso e rapidinho

  6. Paulo diz:

    Olá!
    Venho só pa dizer que não acredito que isso pare, pois é uma industria que envolve milhoes, e como o mundo gira à volta do dinheiro basta dar o valor certo pa tudo voltar a normalidade. Todos perdem como nós, mas eles em greve também vão perder…por isso acredito que isto se vai resolver e tudo voltará à normalidade.
    Obrigado.

  7. Tiago Jacinto diz:

    Paulo, não apostes tudo nisso. Como o Manuel disse no artigo, já houve uma greve há 20 anos e só depois de ela se ter iniciado é que se chegou a um acordo. Entretanto la tiveram de se ir desenrascado. No Star Trek: TNG por exemplo, tiveram de utilizar argumentos abandonados da série original. Entretanto os produtores do Heroes já anunciaram que vão alterar o 13º episódio para servir como final de temporada. Mais vale prevenir…

  8. viskonde diz:

    duvida:
    mas se isto fosse para a frente, todas as series seriam afectadas, ou so as series de um certo canal/estudio/empresa/”outra coisa qualquer”

    ate na RTP1 agora falaram disto😐

  9. Por acaso já falaram mesmo na RTP1, no Telejornal, e usaram imagens de arquivo da reportagem que foi feita há tempos com o Carlos Couceiro…

  10. Vânia diz:

    Isto é mais sério do que parece. Eles não começam uma greve de animo leve, e o mais provável é que isto dure meses. Acabei de ver agora essa noticia que o Tiago Jacinto citou sobre a re filmagem de um episódio de Heroes. Na PIOR da hipóteses podemos vir a ter temporadas de quase todas as séries a terminarem na metade….e na impossibilidade de alterar roteiros, sem finales decentes.

    Espero que isto se resolva, senão será um autentico desastre!

  11. viskonde:

    Sim, esta greve afecta tudo e todos. Tudo quanto é argumentista é mebro do WGA, por isso todos deverão aderir à greve.

    O mais certo é que a partir de meados de Fevereiro (por aí) as televisões americanas entupam com reality shows e repetições de episódios. Fala-se que a NBC vai transmitir a versão britânica do “The Office” e talvez repetições de séries do cabo como “Battlestar Galactica”. E parece que que a já curta 4ª temporada de 16 episódios de “Lost” poderá ser encurtada para 8, e que as temporadas actuais de “Heroes” e “Prison Break” poderão acabar já em Dezembro. Li um rumor (não garanto a sua veracidade) de que “24” pode nem chegar a estrear este ano…

    Esperemos que o cenário de há 20 anos atrás não se repita e que cheguem rapidamente a um consenso…

  12. viskonde diz:

    acho que tinha mais logica em vez de encurtarem series, faziam pausas ate isso tar resolvido..
    muitas series ja tao programadas para terem X episodios… se forem tar a encurtar nota-se e muito na baixa qualidade dos episodios:\

  13. Constança Lobo diz:

    Sim, mas como não se sabe quando é que o problema pode estar resolvido, é mais seguro apostarem em ter finais preparados. Aquilo que li em relação a Heroes e Prison Break é que, de qualquer forma, ambas as séries teriam uma paragem a meio, com um mid season finale, algo comum em várias séries, e que, prolongando-se a greve, esse mid season finale passaria a ser um season finale, sem grandes problemas.

  14. […] já é sabido, a Writers Guild of America (WGA) entrou na passada segunda-feira em greve, tendo o seu impacto feito-se sentir practicamente de imediato. No entanto, a extensão das greves […]

  15. Pedro Faria diz:

    Fiquei a perceber bastante bem o que se passa, mas tinha lido aqui primeiro http://en.wikipedia.org/wiki/2007_Writers_Guild_of_America_strike contém todos os detalhes…

  16. […] ligados ao Writers Guild of America (WGA) encontram-se em greve desde o dia 5 de Novembro (como foi aqui anunciado). Para a próxima segunda-feira, dia 26, irão começar de novo as negociações para […]

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: