Power To The People – Povo ao Poder

Desta vez, a TVI passou (mesmo) todos e quaisquer limites. Depois de estrear “The Office: O Escritório” (vencedora do Emmy de Melhor Série de Comédia em 2006 e nomeada para o mesmo prémio este ano) no dia 5 de Julho e de duas semanas infelizes em audiências (muito devido à concorrência futebolística feita na estação pública), a estação de Queluz resolveu interromper a transmissão, para a retomar ontem de madrugada, e não desde o início, tal como eles tinham referido na programação e nós tinhamos referido aqui. Esta série, que já se pode considerar “série de culto”, veio retomar a discussão do facto da TVI transmitir as séries num horário cada vez mais impróprio (e ainda mais, depois da estreia de “Toca a Ganhar”. O facto do quarto canal ter aberto mais um espaço horário (Sábados, às 14h, actualmente ocupado por “The 4400 – Os Escolhidos”) veio atenuar um pouco as discussões, mas agora com uma série cujo rating etário da própria TVI é de 10AP (trocado por miúdos, maiores de 10 anos e os menores dessa idade deverão ter acompanhamento dos pais) a ir para as madrugadas, e ainda por cima a um horário em que quase ninguém vê TV é ultrajante para os fãs de séries decentes e não do lixo televisivo que a TVI transmite, por exemplo, antes das 20h e depois do Jornal Nacional. E isto é só um exemplo…

E algum dia tinha que acontecer. Foi hoje. Foi criada uma petição a sugerir à TVI que mude as séries para um horário mais aceitável e que por uma única vez ouça a minoria de telespectadores que não quer ver a sua mente degenerada com Vasquinhos, Batanetes e Morangos que já perderam o prazo. E há exemplos recentes de que a pressão das pessoas fez as grandes empresas mudarem de caminho. Por exemplo, “Jericho”, série que o Nuno Palmeira já analisou aqui, não constava da lista de séries para 2007/2008 da CBS. Mais de 50 mil fãs da série enviaram cartas a pedir para não cancelarem o programa. O que aconteceu? “Jericho” foi renovada para pelo menos mais 8 episódios a serem transmitidos em Janeiro.

E não digam que isso só acontece nos Estados Unidos: Recentemente, a pressão feita por Nuno Markl e pelos leitores do blog dele fez com que “Hot Fuzz” (dos mesmos criadores de “Shawn Of The Dead” e, curiosamente, com Martin Freeman, que participou no “The Office” orignal), uma das comédias britânica mais aclamadas pela crítica nos últimos tempos, fez com que a Lusomundo vá estrear o filme no cinema em Novembro, 10 meses após a estreia original. E tudo isto graças a um apelo feito por uma minoria.

Por isso peço, numa petição que o Hotvnews apoia OFICIALMENTE, que a assinem. E já agora, que encham a caixa de correio da TVI, enviando mails para relacoes.publicas@tvi.pt. Quanto à petição, está disponível em http://www.petitiononline.com/offitvi/petition.html para quem a quiser assinar. Também podem clicar na imagem que está no início do post.

E se ainda aguentarem, podem ver mais um episódio novo de “The Office: O Escritório” hoje, às 2h15, antes do “Toca a Ganhar”.

UPDATE: Num dia, 55 assinaturas na petição. Muito bom para algo com tão pouca promoção. Por isso venho apelar aqui que se associem. Façam um postzito nos vossos blogs e coloquem esta imagem com o link para a petição:

the-office_tvi_25.png

Espalhem a palavra por essa blogosfera fora.

36 respostas a Power To The People – Povo ao Poder

  1. David Olim diz:

    Vamos amigos, juntemo-nos por esta causa! Toca a assinar…

    Eu já dei o meu contributo.

  2. Jorge Cunha diz:

    Eu compriendo que voces gostem muito da serie e que achem que o horario nao e o melhor, coisa que e verdade, mas a serie foi mudada pela falta de audiencia e o jogo qua da na rtp nao e desculpa porque a serie comecava depois da meia noite e o jogo muito antes. Quanto a serie por acaso nao gosto prefiro muito mais Medium que passava a mesma hora, no entanto vou assinar para que se possa abrir um novo horario para series, coisa a acontecer sera de certo ao fim de semana, de manha ou de tarde, nunca noutros horario.

  3. vitoscano diz:

    Eu tambem já contribui e a luta continua, pois o que eles estão a fazer é um desrespeito pelo público e para bens ao Nuno Markl.

  4. Jorge Cunha, os jogos eram da Selecção de Sub-20 em direcyto do Canadá por isso passaram cá às 00:30. The Office começava às 01:00 depois dum enorme iontervalo de 15 minutos. Obviamente que estava condenada à partida assim como se dessem House nesse dia não faria muito melhor.

  5. Jorge Cunha diz:

    Gostaria de acrescentar apenas mais uma coisa apesar de gostar de ver series a tarde como acontece no verao na RTP2, e nos canais cabo, concordo com a politica das outras tvs abertas de nao passar durante a semana series estrangeiras em horarios com bastante publico como e o caso da tarde e noite (horario nobre), porque primeiro deve-se defender e ver produtos portugueses, para levar estes a evoluir para chegar por exemplo ao patamar americano ou brasileiro. Saliento ainda que nao ha tvs americanas a mostrar nos seus melhores horarios producoes esrangeiras, eles tambem protegem o que e deles, e tambem caso as series passassem a tarde ou no prime-time as series teriam de ser dobradas, caso do Dason’s Creek, pois nesses horarios ha muitas criancas que ainda nao sabem ler bem e rapidamente assim como idosos que nao sabem ler, e esses mesmos idosos dificilmente iriam ver essas series normalmente preferem o que e portugues.

  6. Micaela Vieira diz:

    Força!! São os “nuts” portugueses! =)

  7. Este não era o canal que transmitia o Seinfeld às 2,3,4 da manhã? Qual é a novidade?

    Eu continuo convencido que as TVs por cá compram as séries não para as transmitirem, mas sim para a concorrência não o fazer. Assim quem ganha são os canais de cabo…

  8. André diz:

    Caro Manuel;
    Também já aderi à petição. É inadmissível transmitirem séries de grande qualidade nestes horários. Em parte compreendo que no nosso “prime-time” sejam transmitidas as novelas e afins que agradam às massas. Quer queiramos quer não, estamos em minoria e grande parte das séries de qualidade a que assistimos devem ser perfeitamente incompreensíveis para os restantes, a começar pelos directores dos canais que as tratam como lixo. As chiquititas e tudo o resto começam sempre numa hora certa….porque raio não conseguem começar o resto da programação? Enfim, valha-nos a internet.

  9. Jorge:

    Infelizmente, e tal como é sabido, Portugal é um país de analfabetos. E essas pessoas que não aprenderam a ler não se conseguem defender tão facilmente como nós. E as TVs, principalmente a TVI, aproveitam-se disso, manipulando a mente das pessoas e fazendo com que elas gostem de ouvir Tony Carreira e odeiem Clã. Fazem com que gostem do que eles façam e não têm opinião própria. Sim, são autómatos “programados” por uma estação de TV que quer ser campeã de audiências… Graças a essas pessoas que não sabem ler, escrever e pensar por elas próprias.
    E eu já disse isto em algum lado: as três antenas televisivas têm condições para produzir séries à americana próprias, temos grandes actores que precisam de trabalho e grandes argumentistas que podem escrever dos melhores guiões de sempre. Agora sim, esta é que seria a altura ideal para estrear em TV essa grande série que é Paraiso Filmes.
    A TVI, por exemplo, poderia começar a pensar em deixar as novelas e investir numa série de jeito, como uma que fez aqui há uns anos: Crianças SOS. É a melhor produção que o canal de Queluz fez até hoje. E na SIC, a Teresa Guilherme também poderia começar a pensar em fazer uma coisita tipo… Não sei. Mas lá que ideias não faltam… Podiam fazer uma adaptação portuguesa do The Office, por exemplo, como eu já vi num blog aqui algures (e até sugeriram Herman José para o papel de David Brent português…)

    Bom, vai começar “The Office”. Season Finale da primeira temporada.

  10. Optimus Prime diz:

    “Eu continuo convencido que as TVs por cá compram as séries não para as transmitirem, mas sim para a concorrência não o fazer. Assim quem ganha são os canais de cabo…”

    Pois é Chanceler aparentemente é mesmo assim,mas a Tvi ja foi melhor antes do Bomm do BB e da febre das novelas.

    ASSINADO.🙂

  11. ourseriesthoughts diz:

    Done. Our Series Thoughts apoia a decisão.

    DNL

  12. […] de algo. Mandar mails será mesmo o que resultará melhor, por isso toda a reclamar. Como podem ver aqui, já houveram casos em que o reclamar de fans levou à resolução de “problemas” e […]

  13. Constança Lobo diz:

    OH Manuel… essa tua afirmação é de quem não tem noção do funcionamento das televisões em lado nenhum (e não só em Portugal). Não são as TVs que manipulam as pessoas. São as pessoas que manipulam as TVs. A TVI não dá novelas para obrigar as pessoas a gostarem delas. As pessoas já gostavam de novelas muito antes da TVI as fazer! Não é bem do teu tempo, mas antes de o Moniz ir para a TVI as novelas da Globo eram o mais que tudo da TV portuguesa. A TVI do Moniz limitou-se a explorar esse filão, e foi bem sucedido. Os reality shows também não são comprados para estupidificar as massas. São comprados porque são um sucesso lá fora e um potencial sucesso cá dentro. Mas a verdade é que nós portugueses nos fartamos rapidamente desse tipo de programas, razão pela qual só tivemos 4 Big Brothers, cada um com pior audiencia que o anteiror, quando nos EUA, em Inglaterra e em vários outros países, esses programas continuam alegremente.
    Os únicos canais que têm condições de passar séries em “bons” horários são os canais temáticos de cabo e a RTP2, cujo público alvo não é a massa populacional, mas sim uma minoria supostamente mais “culta”. E como disseste no post e bem, a própria TVI (assim como os outros 2 canais generalistas) já abriram espaços nos fins de semana para dar séries! Se as séries não têm audiencias queres o quê? Tens de entender que os canais de TV não estão aqui para te agradar em especifico, mas sim para fazer dinheiro. Se por acaso uma série de que gostas muito não lhes faz dinheiro… azar o teu! Nos EUA essas séries são canceladas. E falaste de Jericho, mas é preciso que se note que as audiências de Jericho não eram más. Foram descendo ao longo da temporada, especialmente depois da pausa de vários meses, mas nunca chegaram a um ponto em que fossem mesmo más. Portanto, depois de tanto apoio dos fãs, a CBS decidiu dar mais uma oportunidade à série. Mas o mesmo tipo de iniciativa já existe há muitos anos e nenhuma delas foi bem sucedida.

  14. Optimus Prime: Sim, em ‘defesa’ deles, também me lembro de ver os X-Files pelas 10 horas…

  15. Já enviei, apoio e também divulguei lá no meu espaço!
    É continuar a avisar as pessoas sobre esta petição e passar a palavra!

    Muito bem!

  16. Optimus Prime diz:

    Eu tambem ja postei essa peticão em 2 foruns em que participo,vamos ver se isso ajuda.
    🙂

  17. dYn@ diz:

    Já aderi à petição e mesmo que não resulte, é uma excelente iniciativa, visto existir uma enorme falta de respeito pelas minorias.
    Sei muito bem como funcionam as audiencias, shares, compras de programas que nao são tranismitidos… etc. Mas se houve coragem para começar a transmitir séries ao início da tarde ao fim-de-semana em vez de filmes repetidos pela milonésima vez, poderiam começar a optar por encurtar o tempo das novelas e/ ou mesmo diminuir o número de novelas em prime-time. Já seria um bom começo.

  18. delpi diz:

    sinceramente não acho que a serie seja algo de especial, alem de nao ser original, é bastante pior que a original de rick gervais que deu na rtp2. That’s 70 show é bastante melhor e isso dos emmys e outros prémios é uma treta

  19. delpi, näo sei como podes dizer isso visto que, à excepcäo do primeiro episódio que era um remake do primeiro episódio ingles, todos os outros säo escritos pelo Gervais.
    Além disso o Carrell, embora num estilo distinto, rivaliza com o Rick.

  20. delpi, a petição também já não é só por The Office. The Office foi apenas, e tal como o Área Negativa diz, “a gota de água”.

  21. delpi diz:

    eu tambem nao concordo com a forma que a tvi, e nao so, tratam as series internacionais, somos o unico pais que no prime-time tem programacao infanto-juvenil, é uma vergonha!!

  22. […] lançada uma “micro-causa” por um grupo de blogs que está “revoltado” com a forma como a TVI tem tratado as séries que exibe. Qual será o resultado desta petição? Será que as televisões, no caso especifico a TVI, […]

  23. ´Pecam às pessoas para assinarem o primeiro e último nome e näo com nicknames.
    Para bem da credibilidade e, consequentemente, do efeito da peticäo!

  24. viskonde diz:

    ja assinei

    a minha pergunta e

    sera que OS BATANETES dao mais audiencia do que uma serie (ate podia ser the office que tambem e para rir) no mesmo horario? (dificil de saber ja que nunca deram office as 21h30.. )

    epa e fogo.. se e para defender a producao nacional.. tentem coisas de jeito
    eu ate gostava do MAX ( embora ao lado de uma serie americana / ou do rex aquilo seja mau) para material portugues ate era bem bom 😀

  25. Constança Lobo diz:


    A resposta é sim, sem sombra de dúvidas, BATANETES; Malucos do Riso, etc etc etc dão MUITO mais audiência do que qualquer uma das séries que estamos habituados a ver. QUALQUER UMA! E não é preciso testar essa teoria. É uma simples lei do mercado. Ao contrário daquilo em que gostamos de acreditar, o facto de NÓS, enquanto individuos, gostarmos de séries não quer dizer que a maioria generalizada também goste. O facto de eu ter um nível cultural acima da média não quer dizer que isso seja a norma.

    Por estas e por outras é impossível a um canal generalista de televisão português (e quem diz português diz espanhol, francês, etc) dar uma série AMERICANA (legendada, não dobrada) em horário nobre, a altura em que mais pessoas estão a ver TV. Veja-se o caso da RTP2, um canal que sempre deu séries a horas normais e que tem a sua hora de comédia por volta das 20h. Os resultados das ditas séries não chegam sequer perto de entrar no TOP 10 da programação. E estamos a falar de séries de sucesso, como 24 e Sopranos. House e CSI são rentaveis para a TVI e SIC depois da meia noite, altura em que conseguem bons resultados, pois a “massa populacional” já não está a ver TV e quem está aprecia esse tipo de programa.

    Sim, muita gente gosta de séries, mas não em detrimento das suas novelas e/ou concursos/reality shows.

    É impensavel a SIC, a RTP ou a TVI darem mais cedo do que dão neste momento. Bem… talvez não seja bem assim, mas nunca começariam antes das 23h30, o que já é melhor do que 00h15 ou 00h45. Já é uma sorte os 3 canais terem “aberto” espaços para séries na sua programação de fim de semana, em vez de repetirem 20 vezes o mesmo filme. Mas, e apesar do crescente número de boas séries e do crescente gosto por séries, não vejo muitos mais espaços a abrirem-se.

    Por tudo isto, acho esta petição “fofa”, mas inconsequente.

    Já para não falar de que eu sou uma acérrima defensora das madrugadas da TVI pejadas de séries, uma óptima solução para quem tem de trabalhar pela noite fora ou sofre de insónias. Mas se até um programa mediocre como o Toca a Ganhar tem mais audiências que algumas séries… não há muito a fazer, tendo em conta que as TVs são empresas, que têm de fazer dinheiro, não necessariamente agradar aos telespectadores mais selectivos.

  26. MS diz:

    esta gente deve ser toda maluquinha!!!
    A TVI está muito bem como está agora! é a melhor estação televisiva em portugal e isso reflete-se nas audiências.
    antes de se porem a dizer disparates que nao lembram a ninguem pensem no que andam por aí a dizer está bem?

  27. São opiniões. Mas o que é certo é que a TVI transmite maioritariamente lixo televisivo, e o pior é que as pessoas engolem. Está na altura de abrirem os olhos.

  28. angyy diz:

    oi xou a ninawinda ew adoro a tvi xiiixiiii é da fixe muito winda é uma tv onde poxo ver os morangitox sao tao bonitox tao bonzoes akeles pitos hummm ;-)a xerie ofixe num ka vi tem gaixos bons?kem dix que tvi é ma nao xabe o ke dix ,axo que a num xei ke lobo é que xabe o ke dix tem toda a raxao axo eu ,porke o ke interexa é o dinheirinho xe nao depois ja nao podia faxer as minhas comprinhas todax .

  29. angyy diz:

    o ke é a moderaxao?dix ke o meu cumentario ta expera de moderaxao?perguntei ao meu nino ke tem a maniaxita que é kulto e xo ve a rtp 2 e ele dixe ke é uma expexie de xenxura o que é ixo xenxura ,xe bem ke na altura do 25 de abril ouxo falar nixo?alguem me pode axudar ,o 25 de abril é dia naxional dos cravox nao é ai ja me perdi tou confujxa deve xer da pilula lol hehehe.

  30. angyy, pawa a pwóximah, xcweve cm gente!

    E nós apenas constatamos um facto. É que a TVI funciona à base de lixo televisivo. Os Morangos já foram um formato limpo, mas foram apodrecendo ao longo destes 5 anos…

    E a moderação não é censura, mas sim uma forma de limpar os comentários spam e editá-los, se eles contiverem material indesejado, como links para websites ilegais.

  31. 😆 O que eu me ri agora….

  32. angyy diz:

    iiiii ke fatela vi agora a xerie ofixe é tao xata nem tem gaijos bons nop nop é xerie para velhos ai pexovos xenhores da tvi nao mudem o horario nao mudem isto em vex dos morangox please beijinhox.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: