Buffy, a Caçadora de Vampiros – A 6ª temporada

 

A assim acabou a mais polémica temporada de Buffy, a Caçadora de Vampiros, que provocou guerras entre fãs e grandes zangas dos fãs com a equipa criativa.

Para começar, devo dizer que gosto bastante desta temporada. Gosto do seu tom mais negro e dos temas mais adultos e gosto de ver estas personagens com quem eu cresci, de alguma maneira, tomarem decisões erradas e cometerem erros, algo absolutamente normal na vida de uma pessoa. Mas apesar de gostar da temporada, acho que tem muitas falhas.

Em primeiro lugar, nota-se muito a ausência de Joss Whedon, ocupado com Firefly, pelo que escreveu apenas um episódio nesta temporada, o magnífico Once More With Feeling. Claro que mesmo estando mais distante Joss supervisionava as suas séries, mas quem estava ao comando era Marti Noxon, que, sendo competente, não é fantástica, e acabou por não saber lidar com alguns dos temas da temporada de uma forma satisfatória, mantendo o nível de qualidade e inteligencia a que os fãs estavam habituados.

Já devem ter percebido a que é que me refiro… Em todas as minhas reviews mencionei o meu desagrado em relação à metáfora magia = droga. Especialmente porque foi uma metáfora inconsistente ao longo da série, se o tivesse sido, não teria outro remédio senão aceitá-la, mas não é o caso. Nesta temporada, e pela mão de Marti Noxon, tivemos direito a “pedradas” de magia, a suores frios e tremores tipo ressaca, a atitudes erráticas quando sob o “efeito” de magia… enfim… Esta temporada a magia foi o Big Bad, sendo ao mesmo tempo uma metáfora para a droga como uma metáfora para o álcool.

Outro dos pontos de discórdia nesta temporada, e que fez muita gente pura e simplesmente deixar de ver Buffy, foi a morte de Tara (Amber Benson), especialmente no episódio em que é finalmente promovida aos créditos iniciais e depois de Joss ter desmentido a sua morte. Os mais fanáticos de Tara consideraram isto uma traição por parte de Joss, não só por ter mentido ao dizer que esta não morreria, como por a ter morto no episódio em que a promovera ao elenco principal, depois de quase três anos como guest star. Eu, como aliás mencionei na review, achei toda a situação um golpe de génio.

E claro, a morte de Tara deu-nos a Dark Willow (Alyson Hannigan), a verdadeira Big Bad da temporada. Confesso que não adorei a Dark Willow, mas acho que era de facto necessária, pois o Trio não era, de todo, um Big Bad capaz para o final da temporada. De qualquer maneira, Joss já tinha isto planeado há algum tempo, tendo sido suposto Tara morrer no final da 5ª temporada. De qualquer maneira, custa-me que Willow tenha tentado matar os amigos no seu caminho para a vingança (apesar de o mesmo poder ser dito de Buffy (Sarah Michelle Gellar). No entanto adorei a forma como Willow (e o mundo) foi salva, com Xander (Nicholas Brendon) a ter, finalmente, um papel de destaque na prevenção de um Apocalipse. Xander sempre foi a alma, o coração dos Scoobies e faz todo o sentido que tenha sido ele a demover Willow, com a história do lápis de cera amarelo, no infantário e com todos os “I loves you“s. Devo confessar que verti uma ou outra lagrimita…

 

 

Falando do Trio, devo dizer que, apesar de não serem Big Bads em condições, desempenharam bem o seu papel de “opening act“. Eram divertidos e, por mim, o Jonathan (Danny Strong), pode aparecer sempre! Ele sempre foi uma das minhas personagens secundárias (ou terciárias) preferidas. Adorei o Andrew (Tom Lenk) e o seu amor por Warren (Adam Busch). Já este não tinha tanta graça, sendo genuinamente assustador. Se ele tivesse agido sozinho durante toda a temporada, sem Jonathan e Andrew, acho que ninguém teria achado este suposto Big Bad fraquinho.

Esta temporada foi capaz do melhor e do pior. Teve episódios fenomenais, nomeadamente o já referido Once More With Feeling, o único episódio da temporada escrito por Joss Whedon e que traça as linhas gerais de todo o resto da temporada, para além de ter músicas brilhantes e, na sua maioria, muito bem interpretadas pelo elenco, Tabula Rasa, e Normal Again, apenas para indicar alguns. Mas também teve dos piores episódios de sempre, como Doublemeat Palace, Smashed, e Wrecked.

Tenho também de falar da relação de Buffy e Spike (James Marsters), que me desperta sentimentos variados. Por um lado, sempre fui fã da relação entre Buffy e Angel (David Boreanaz), achando mesmo que eles deviam ficar juntos no final. Mas por outro, a relação algo sórdida entre Buffy e Spike dava-me um certo gozo. Como já devem ter reparado, tenho um fraquinho por coisas meio decadentes e uma relação proibida deixa-me sempre de água na boca. Até da tentativa de violação eu gostei. Porque achei que fazia sentido. Porque Spike, goste-se ou não, foi, durante toda a temporada, um vampiro sem alma, apenas com um chip na cabeça. Isto acaba por ser equivalente a um cão raivoso que anda açaimado. Quando lhe tiram o açaimo, ataca. E ele tinha de conseguir voltar a ter a sua relação, ainda que distorcida com Buffy.

Claro que, ao não conseguir, decide ir por outro caminho, o de recuperar a sua alma. Confesso que não gostei muito disto. Em primeiro lugar porque somos levados a pensar que Spike se quer vingar de Buffy e quer arranjar maneira de retirar o chip. E somos levados a pensar isto até ao momento em que o demónio da caverna diz a Spike que lhe vai devolver a alma. Quase toda a gente, na altura, ficou a pensar que Spike tinha sido enganado, até que Joss veio a público dizer que não, que Spike tinha ido em busca da sua alma e que isso é que era CANON. Eu não fiquei satisfeita. Achei forçado, achei que caiu do nada. Sim foi um twist interessante, mas sem ter qualquer espécie de pista, acaba por saber a falso…

Senti falta de Giles (Anthony Stewart Head) esta temporada, mas a sua aparição no final da temporada fez-me esquecer a sua ausência durante o resto do ano.

Confesso que nesta temporada comecei a gostar de Tara, um dos meus ódios de estimação. Nunca achei graça ao seu estilo tímido e a gaguez dela fazia-me revirar os olhos, mas durante esta temporada ela provou, muitas vezes, ser a única pessoa com dois dedinhos de testa e um mínimo de bom senso e inteligência. Ainda assim não fiquei a gostar assim tanto dela que tenha tido pena da sua morte, que, para além do mais, era necessária para termos a Dark Willow.

O meu outro ódio de estimação, Dawn (Michelle Trachtenberg), por outro lado, não se redimiu minimamente, tendo conseguido irritar-me em todos os episódios, ao fazer birras sempre que algo não era do seu agrado. Os seus célebres “Get out! Get Out! GET OUT!” ainda estão bem gravados na minha memória.

Finalmente, Anya (Emma Caulfield) continua a ser uma das melhores personagens desta série, consistentemente engraçada. Gostei de a voltar a ver como Vengeance Demon, especialmente porque faz todo o sentido para a personagem, depois de ser deixada no altar (algo que também não era segredo que iria acontecer, desde que Xander a havia pedido em casamento!).

Não sei quando é que a SIC Radical vai começar a transmitir a 7ª temporada desta magnifica série, mas quando isso acontecer, cá estarei, novamente, com as reviews dos episódios.

 

 

 

 

Anúncios

17 Responses to Buffy, a Caçadora de Vampiros – A 6ª temporada

  1. Stand_By diz:

    Segundo informações fornecidas pela SIC, a estreia da 7ª temporada de Buffy, A Caçadora de Vampiros é já esta Quinta-Feira (16 de Agosto) às 22horas…

    Informação SIC, fornecida aos orgãos de comunicação social

  2. Fred diz:

    AWSOME 😀
    Aqui está um derradeiro viciado em BUffy:) Eu gostei desta temporada…mas tb é verdade que teve os seus momentos baixos… Agora estou a ansiar pela 7ª temporada…:D

    HA! adoro estas reviews…será que nao podiam fazer isto com a serie ANGEL? elas completam-se (até certo ponto)… mesmo a história do Spike que se cruza nas duas histórias… 😉

  3. SERIES_guy diz:

    A sexta série, é boa e má, mas todos sabemos que era necessario pa mostrar que Buffy e outras persongaens crescem e deixam de ser DUMB… ´
    Pena que os DVDs so saiem em 2008 em Português…EU ja comprei ha anos la fora e ja vi tudo:((

  4. maria Joao diz:

    fixe é ja dia 16!!!!!

  5. Craxy4Spike diz:

    Eu sou completamente viciada em buffy… Vi o principio da season 4 em inglês mas depois descobri k dava na sic radical, e juntei o útil ao agradável…. O episódio k eu axei ser o mais engraçado até agora foi o Something Blue( sou uma SpikeLover o k esperavam!) e tbm gostei do Once more with felling….
    Eu cá sempre quis a buffy cm o Spike e não vou mudar de ideias……
    GRANDE RECLAMAÇÃO!!!!!!!!! PK K O PRINCIPIO DA SEASON 7 NÃO DEU?
    PK K AKELA TRETA DO WONDERFALL OU K ERA TA A DAR A SEMANA TD????
    EU KERO A SEASON 7! Não a cancelaram pois não?

  6. Ricardo Oliveira diz:

    Como e q eu sabes que os DVD’s vao ser lançados em 2008 em portugues ?

  7. Craxy4Spike diz:

    Kuando e k se sabe novidades da buffy? E k a sic radical continua a apresentar os anuncios mas nao se encontra nd a dxer s da ou nao…. km e k eu sei k vai dar?
    Kuandu aos dvd’s eu tbm li num ladu kualker k saia no prinxipio de 2008( janeiro ou axim) ou nu fim deste anu…Mx nao knfio…. nao tnhu a certexa….. s kiseres tenx o site da buffy oficial mx axu k nao vais encontrar mt coisa…. mx ca vai:http://www.foxhome.com/buffysplash/
    esperu ajudar….

  8. Ric diz:

    então hoje era para dar Buffy, a Caçadora de Vampiros (VII-1)” às 22h, segundo o site da Sic Radical e o teletexto e vai-se a ver e dá Conan O’Brien!
    Uma falta de respeito para com os telespectadores!
    Reclamem para e-pombo@sicradical.pt (eu já protestei)
    Cumprimentos

  9. maria simone soares meneses diz:

    por favor , quero muito comprar buffy 6ª e 7ª temporada. Me ajude. já tenho as temporadas 01, 02, 03, 04 e 05

  10. gcarneiro diz:

    (Para maria simone soares meneses) Fala comigo que eu arranjo a 6ª e a 7ª temporada legendadas em português. [faith_o3@hotmail.com]

  11. marta diz:

    esta serie era mt fixe de facto….lol, adoro a buffy mas tenho saudades do angel :p

  12. ana diz:

    adoro a serie é pena ke ja tenho acabado 😦

  13. Érica Ramalho diz:

    Boa Noite!
    Estou interessada na 6 e 7 temporada da Buffy. Alguém pode me indicar onde posso arrumá-la

    Atenciosamente

    Érica Ramalho

  14. Anónimo diz:

    se nao fosse por marti noxon nem teria 6 e 7 temporada

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s

%d bloggers like this: