Verão 2007: As Melhores e as Piores

Conheça quais foram as melhores e as piores séries da temporada que passou, a seguir.

O semanário TelevisionWeek, nos EUA, junta, de 6 em 6 meses, críticos de TV de várias outras publicações impressas no país e pede-lhes para averiguar quais as 25 melhores e as 10 piores séries desde Janeiro (ou seja, desde o início da Mid-Season). De seguida, a lista das 25 séries que conseguiram conquistar os críticos:

  1. The Sopranos (HBO; RTP2 e Canal Hollywood)
  2. Lost- Perdidos (ABC; RTP1 e FOX Portugal)
  3. Friday Night Lights (NBC)
  4. The Office- O Escritório (NBC; TVI)
  5. Ugly Betty- Betty Feia (ABC; SIC)
  6. Heroes (NBC; TVI)
  7. 30 Rock (NBC)
  8. The Shield- O Protector (FX; TVI e AXN)
  9. Grey’s Anatomy- Anatomia de Grey (ABC; RTP1 e FOX Life)
  10. The Tudors (Showtime)
  11. The Riches (FX)
  12. (empate com o seguinte) Entourage- Vidas em Hollywood (HBO)
  13. (empate com o anterior) Battlestar Galactica (Sci-Fi)
  14. American Idol- Ídolos (FOX; já transmitido na SIC)
  15. House (FOX; TVI e FOX Portugal)
  16. Boston Legal (ABC; FOX Portuhal)
  17. The Daily Show with Jon Stewart (Comedy Central; SIC Radical)
  18. Rescue Me- Socorro (FX; SIC e FOX Portugal)
  19. (empate com o seguinte) Desperate Housewives- Donas de Casa Desesperadas (ABC; SIC e FOX Portugal)
  20. (empate com o anterior) Rome- Roma (HBO; RTP2)
  21. (empate com o seguinte) Everybody Hates Chris (The CW; RTP2)
  22. (empate com o anterior) CSI: Crime Scene Investigation –  CSI: Las Vegas (CBS; SIC e AXN)
  23. Brothers and Sisters- Irmãos e Irmãs (ABC; RTP2 e FOX Life)
  24. Veronica Mars (The CW; Série comprada pela RTP1, mas ainda sem data de exibição prevista)
  25. The New Adventures of Old Christine (CBS)

A família de mafiosos mais conhecida da televisão norte-americana conquista assim, segundo esse tal painel de críticos de TV, o lugar de melhor série de TV da segunda metade da temporada. A série, que ganhou por uma larga vantagem, foi principalmente elogiada por manter a sua fórmula base desde o início até ao fim e pelo grande culto fanático criado à volta da série, apesar de alguns dos críticos não a terem eleito até à grande cena final (que poderá ver a partir de Setembro/Outubro, na RTP2).

“Perdidos” também conseguiu uma boa posição na tabela. Depois do mau início de temporada e da má imagem dada aos críticos pelo hiato, a série foi melhorando cada vez mais até ao final. O terceiro lugar foi para a série “Friday Night Lights”.

Para os críticos, a melhor comédia do período Janeiro/Junho foi “The Office – O Escritório”. A série da NBC, cuja primeira temporada foi completamente arrasada pelas críticas, consegue agora, segundo Ellen Gray, do Philadelphia Daily News, ser “mais do que uma cópia do original” e que conseguiu “evoluir para algo tão Americano”. Gray e Rick Kushman, do Sacramento Bee, dizem que “quando a música do genérico começa, já não se sentem embaraçados por gostar dela”.

“Betty Feia” está na 5ª posição. A série é classificada por Mike McDaniel, do Houston Chronicle, como sendo “inteligente e com uma boa performance do elenco que disfarça o pequeno fio condutor da história.”

“Heroes” ficou em 6º lugar, mas parece que poderia ter ficado bem acima. O mau final foi uma das causas desta posição.

Temos as melhores, mas as piores também tiveram lugar. Aqui fica a lista:

  1. October Road (ABC)
  2. 24 (FOX; RTP2 e FOX Portugal)
  3. The Real Wedding Crashers (NBC)
  4. The Black Donnellys (NBC)
  5. Pussycat Dolls Present: The Search for the Next Doll (The CW)
  6. Tyler Perry’s House of Payne (TBS)
  7. Nancy Grace (Headline News)
  8. (empate com os seguintes) Sons of Hollywood (A&E)
  9. (empate com o anterior e seguinte) On the Lot (FOX)
  10. (empate com os anteriores) The Wedding Bells (FOX)

Temos mesmo que destacar o 2º lugar acima de tudo. É, sem sombra de dúvidas, a pior temporada de “24”. A série estava a correr muito bem, com algumas alusões a “Die Hard – A Vingança” no início, mas a partir de um determinado ponto a série foi-se completamente abaixo (na RTP2 a série ainda está na “fase boa”). Para não bastar, trocaram uma história por outra quase no fim, quando aquilo ainda poderia ter “palha” para mais episódios, e fizeram o mesmo nos últimos minutos da série. Pronto, entraram lá Peter MacNicol, James Cromwell. Até mesmo Ricky Gervais (criador da versão original de “The Office – A Empresa”) era para entrar no início da série (só não entrou porque os produtores acharam-no “muito pouco sério”; e se comparar-mos isso com um momento que até dá para nós nos rirmos a meio da história…). Enfim, foi a pior temporada de sempre de “24” e, na minha opinião, a pior série deste ano (e eu sou daqueles fãs que é completamente obstinado pela série).

No 4º lugar temos uma série que se apresentou como uma possível sucessora de “Os Sopranos”, mas que não passou disso: possível sucessora. No entanto, “The Black Donnellys” foi uma série objecto de culto na internet, e eu conheço muita gente que gostava da série.

O resto (excepto “October Road” e “The Wedding Bells”) é aquilo que é considerado “lixo televisivo”. Programas de má/fraca qualidade, reality shows, reality shows e… reality shows. Nem mesmo Spielberg (criador de “On The Lot”) escapou à crítica.

13 respostas a Verão 2007: As Melhores e as Piores

  1. Riky_On_The_Road diz:

    Pelo que vi ate agora concordo plenamente que Lost esteja no topo das melhores series.A partir do 9º episodio julgo que se ve do melhor que a serie ja produziu. Atinge um nivel que á muito não se via desde a 1ª temporada,com grandes episodios xeios de interesse e de qualidade. Andou a enxer chouriços no inico desta temporada não sei para que!!!
    Apesar de tudo, penso que esta 3ª temporada de House,não ser das melhores da serie, merecia estar uns lugares mais acima na lista.
    E tambem sendo um fã de Boston Legal, gostava que a serie estivesse mais nos lugares cimeiros.
    Quanto ás piores, fiquei admirado de 24 ter sido uma desilusão. Sendo uma serie tão aclamada pelo publico, estar na lista das piores para mim foi uma surpresa apesar da serie ainda não me ter convencido e não ser das minhas preferidas.

  2. SeaKo diz:

    Que grande injustiça meterem October Road e Black Donellys na lista das piores…😦

  3. joao teixeira diz:

    1 pequeno parentese, Socorro, nao tem sido transmitido pela SIC neste periodo em k estamos a falar….digo isto, pork sou fã da série e kero k se fale nela até ela voltar a ser transmitida (apesar disso nao depender de nós, mas enfim…)

  4. Vânia diz:

    As listas que saem com esta finalidade são normalmente uma piada, masss esta até que está mais ou menos, Faria algumas mudanças, House obviamente tinha de estar mais em cima. E fico feliz que tenham reconhecido Lost.

  5. Strangelove diz:

    Ridículo, ridículo é Heroes e Grey’s Anatomy estarem nas melhores do ano.
    É mesmo näo saber ver televisäo.
    A terceira temporada de GA, entäo, com excepcäo dos 5 episódios em torno do pai do George, é um lixo absoluto!

    Além disso, que raio de lógica rege esta lista onde Idolos se pretende bater de par em par com Sopranos, Office ou Lost?
    Há séries pensadas, escritas e trabalhadas ao máximo e depois há proramas que dependem de pessoas com vontade de aparecerem na teloevisäo.
    Se tal é comparável, os críticos de TV americanos väo mal!

  6. carlos diz:

    October Road é mesmo muito fraquinho.
    Aquilo não tem ponta por onde se lhe pegue… poderia ter sido escrito e interpretad por crianças.

  7. joao teixeira diz:

    HEREOS é mesmo 1a das melhores séries do ano.

  8. Filipe Guimarães diz:

    Sou um Grande fã de 24, tendo assistido a todos os episódios de todas as temporadas (várias vezes), e custa-me muito mas tenho de admitir que esta temporada não foi a melhor. No início estava espectacular mas a partir da 2 metade comecou-me a desiludir bastante. Mas não concordo que tenha sido a 2 pior série deste ano… Mas enfim, a verdade é qe não foi muito boa. Espero que a próxima volte ao que costumava ser!

  9. Acho que, mais importante do que tudo, há que saber respeitar os gostos e escolhas de outras pessoas, mesmo que essas escolhas não correspondam às nossas. Cada um tem a sua própria personalidade, as suas próprias preferências; cada um gosta da série que gosta, e há que saber respeitá-lo, mesmo que não concordemos.

    Em relação a este tipo de listas, já se sabe que nunca se pode agradar a gregos e a troianos porque, como disse, cada um gosta do que gosta.

    Porém, pessoalmente, concordo com a Vânia. Esta lista não me parece muito má (e eu não vejo e nem gosto da maior parte das séries que foram seleccionadas como as melhores). Era inevitável que Sopranos fosse considerada a melhor, e fico contente com a popularidade de Lost: fico contente que as pessoas se tenham reconciliado com a série. Também gostava de ver House uns lugares mais acima; pelo menos, à frente de Entourage.

    Quanto à lista das piores, não há grandes surpresas. Não esperava que October Road conquistasse o primeiro lugar; até aqui, só tinha ouvido críticas relativamente positivas em relação à série (até ganhou segunda temporada…).

    Como já disse, não me parece uma lista muito má.
    Cumps

  10. João teixeira, a primeira temporada de “Socorro” passou em repetição até há bem pouco tempo nas madrugadas da SIC. Ainda não há data de estreia para a segunda temporada.

    Quanto ao “Ídolos” americano, é um programa com bastante qualidade, e bem melhor que a nossa versão.

  11. […] sexta série do programa teve uma recepção péssima por fãs e críticos, tendo sido, inclusive, considerada como sendo um dos piores programas do ano. Mas, novamente, poderemos ter uma grande surpresa amanhã: quer-me parecer que a série de Kiefer […]

  12. Henrique diz:

    As cinco melhores na minha opinião:

    1 – Lost
    2 – House
    3 – Alias
    4 – CSI: Miami
    5 – Dexter
    6 – 24

    As cinco piores:

    1 – Heroes
    2 – Nip/Tuck
    3 – 30Rock
    4 – Cane
    5 – Californation

  13. angyy diz:

    iiiii ke fatela vi agora a xerie ofixe é tao xata nem tem gaijos bons nop nop é xerie para velhos ai pexovos xenhores da tvi nao mudem o horario nao mudem isto em vex dos morangox please beijinhox.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: