Blood Diamond – Diamante de Sangue de Edward Zwick por Sérgio Rodrigues

Dos realizador de O Último Samurai chega-nos Blood Diamond (Diamante de Sangue), um dos filmes mais explosivos do ano já disponível em DVD. Leiam a review completa já a seguir…

Leonardo DiCaprio, Djimon Hounsou e Jennifer Connelly são os protagonistas desta aventura africana passada durante o caos da guerra civil de 1999 em Serra Leoa na África Ocidental, altura do tráfego ilícito de diamantes. É esta a história de ficção com elementos reais que servem de base para o novo filme do realizador Edward Zwick, de Glory, The Siege e mais recentemente The Last Samurai. Nos créditos não podemos de deixar referir o lisboeta Eduardo Serra como director de fotografia, num maravilhoso trabalho a merecer destaque após o seu trabalho em Girl with a Pearl Earring lhe ter valido uma nomeação para os Oscares. Infelizmente, o mesmo não se repetiu este ano.

Solomon (Hounsou) é um pescador local que concorda com a ajuda oferecida por Archer (DiCaprio), um traficante de diamantes, para ajudar a encontrar a sua família desaparecida e vitimas da guerra. Tudo isto em troca de um diamante que o próprio Solomon encontrou e escondeu durante a altura em que tinha sido capturado para trabalhar como escravo numa mina de diamantes. Ambos contam também com a ajuda de uma jornalista americana destacada em África (Connelly).

Blood Diamond é tanto violento e chocante como espectacular. É um daqueles filmes que apesar de entreter em termos de acção consegue passar uma mensagem de alerta e sensibilizar os mais distraídos. Mesmo com um argumento simples, o filme captura a realidade trágica e a violência numa essência verdadeira e brutal. É um filme sério, arrebatador e emocionante, um excelente drama de acção e aventura como já não se via à algum tempo.

Em termos de interpretações, este trio de personagens principais galardoadas são cativantes e bem caracterizadas apesar da personagem de Jennifer Connelly ser mais secundária. Curiosamente foi este filme que valeu a DiCaprio a nomeação deste ano para o Oscar de melhor actor principal em vez da sua interpretação aclamada em The Departed (Entre Inimigos) de Martin Scorsese. Escolha da Academia depois da sua dupla nomeação para ambos os filmes nos Globos de Ouro. Nomeação também mais que merecida para a categoria de melhor actor secundário é a de Djimon Hounsou como Solomon, que é de facto a melhor interpretação deste filme.

Ficha Técnica:

Titulo: Blood Diamond – Diamante de Sangue (2006)

Realizador: Edward Zwick

Argumento: Charles Leavitt

Elenco: Leonardo DiCaprio, Djimon Hounsou, Jennifer Connelly, Kagiso Kuypers, Arnold Vosloo,

Anúncios

8 Responses to Blood Diamond – Diamante de Sangue de Edward Zwick por Sérgio Rodrigues

  1. Nuno Palmeira diz:

    Grande filme… o DVD vem com extras?

  2. Sim, existe uma edição especial de 2 discos carregada com extras.

  3. YynexX diz:

    oi… so keria saber kd é k saem as audiencias da semana passada .. gostava mt de saber cm é k sobrenatural se deu.. lool obrigada

  4. YynexX diz:

    e tb adorei este filme looool

  5. victor diz:

    tive q assistir esse filme para fazer tyrabalho escolar e achei mio cliche demais opra falar a verdade!!!

  6. rayane araujo diz:

    esse filme é sem dúvidas um dos melhores,seu contexto histórico é explorador.Me sinto honrada em fazer um trabalho sobre este filmw

  7. caroline diz:

    um dos melhores filmes que eu já assisti. recomendo a todos vale muito a pena assistir.

  8. Anónimo diz:

    Não é o tipo de filme q eu assistiria mas axei legal!!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: