HoTvNews analisa… A 2:

RTP1, Dois, SIC e TVI. Estes são os quatro canais a que todos têm acesso. Mas qual é a posição deles quanto às séries de qualidade? Como é que eles organizam a programação para incluír séries estrangeiras? E as séries portuguesas? Algum dia terão qualidade suficiente para competir com as séries norte-americanas ou britânicas? É a essas perguntas a que eu vos vou responder logo a seguir ao intervalo de apenas um clique.

A Dois. Desde sempre que o 2º canal é conhecido assim, mas a partir de 2004 tornou-se oficial. Mas, e citando Teresa Guilherme, “isso agora não interessa nada”. Vamos começar com este post.
O canal dois é, sem dúvida, o canal aberto com a melhor programação de série que existe. De 2ª a 6ª, 20h45 com sitcoms/séries de comédia de meia-hora (não, não é a mesma coisa) e séries dramáticas (ou com 45 minutos) às 22h30, e, ao fim de semana, sábado com séries, domingo com séries, e algumas vezes, à semana, 00h30 com séries.

Mas vamos começar pelo início da semana: a dois sempre teve a tradição de transmitir séries de humor à hora de jantar. Sucessos antigos como “Viver no Campo”, ou “Casei com uma Feiticeira”, ou séries excelentes que não vingaram nos EU e A como “Jesse” (com Christina Applegate), ou “Nikki”(Nikki Cox, Las Vegas) sempre foram sucessos no segundo canal (reparem que eu não digo “sucesso de audiências”, mas sim “sucesso”. Deixem andar este post mais um bocado que eu já vos explico porquê, se é que precisam de explicações…). E eram sempre transmitidas 3 séries de humor por dia. Depois passaram a duas. E depois reduziram a dose a um episódio de uma série por dia. Mas nisto nunca faltou uma coisa à Dois: Qualidade.

Quanto a séries propriamente ditas, há um ano estava a ser transmitida a série “Friends”, que esteve dez meses e meio no ar (desculpem lá esta, mas é o hábito…). Anyway, agora está a ser transmitido “Dois Homens e Meio”, depois da passagem pouco gloriosa por lá da versão 80’s de Chris Rock em “Todos Contra o Chris”, que “substituiu” os Amigos (eu odeio dizer isto, mas tenho de ser neutro…). Dia 11 re-estreia “Sim, Querida”, que era transmitida nos EU e A (trocadilho com o filme Borat) com o título “Yes, Dear” e no mesmo canal de “2,5 Men”. Mais desenvolvimentos sobre “Yes, Dear” num próximo post…

Agora, passemos às 22h30. Cada dia da semana, cada série diferente. Mas deixem-me que lhes diga: já se começa a tornar um bocadinho repetitivo… Ora vejam:

Segunda Feira: “Perto de Casa” – A vida de uma advogada do Ministério Público que faz de tudo para descobrir os inocentes e os culpados nos casos que obtém. Produzida por Jerry Bruckheimer.

Terça Feira: “Sem Rasto” – A vida de uma equipa do FBI especializada em encontrar pessoas desaparecidas. Produzida por Jerry Bruckheimer.

Infelizmente, 24 acaba hoje. Portanto, e para variar um bocadinho no tema…
Quarta Feira: “Ossos” – A vida de um júri de desfiles de moda com modelos anoréticas…

Ok, era só uma brincadeira… Agora a sério…
Quarta Feira: “Ossos” – A vida de uma antropóloga forense que trabalha no FBI com um tipo qualquer. Não é produzida pelo Jerry Bruckheimer (os outros realizadores também precisam de emprego, coitados…).

Quinta Feira: “A Quinta Dimensão” – Duas histórias por episódio, carregadinhas de suspense, quase-terror e muita, mas mesmo muita ficção científica… A não perder.

E ás sextas… Não há nada. Ok, temos um programazito cultural…

Por volta da meia-noite, e durante não muito tempo, temos a série “O Tutor”, que fala da vida de um advogado que foi apanhado nas malhas da lei e que agora presta serviço comunitário no Tribunal de Menores.

Sábado, após a reposição da série Lopes da Silva, dos Gato Fedorento, temos apenas uma série de comédia, “O Meu Nome É Earl” e Domingo, temos várias, para compensar. Às 20h30 é a hora de Matt Groening, com “Futurama”, que vai alternando com “Os Simpsons”. E às 23h15, temos o espaço “Britcom”, com “Extras” e “Negro como a Noite”.

Dentro em breve irá estrear “What About Brian?”, ainda sem horário definido.

E é assim, a melhor programação está na dois. Não as melhores séries, mas a melhor programação.

Até à próxima
Manuel Reis

2 respostas a HoTvNews analisa… A 2:

  1. Xyken diz:

    Sem dúvida alguma que a :2 é o canal de sinal aberto que melhor faz pela propagação do que de melhor se produz por esse mundo fora, falando de séries (quer de 30min, quer de 45min).
    E faz isso de acordo com um horário possível de ser visto por todos, uma vez que estas séries dão por volta da 22h30m, possibilitando ainda uma boa noite de sono para o próximo dia de árduo trabalho (ou não) – ao contrário de alguns que decidem pôr “sucessos de audiência” a horas “decentes” como 2h/3h da manhã (casos de Frasier, Seinfeld, entre outras,…)

    Keep the good work!!!!!

  2. Hugo diz:

    Concordo plenamente a 2 é sem duvida o melhor canal de séries e o unico que tem as séries praticamente todas a horas decentes.Ainda bem que á quem pense nas pessoas.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: