O Orfanato, por Márcio Pereira

De: Juan Antonio Bayona

Escrito por: Sergio G. Sánchez

Com: Belén Rueda, Fernando Cayo, Roger Príncep, Mabel Rivera

“Um conto de amor. Uma história de terror”

Já tem algum tempo que não escrevia uma review aqui no Hotvnews, sendo o factor tempo e disponibilidade o principal motivo.

Mas eis que após ver o filme O Orfanato, não foi possível ficar indiferente e lá tive de arranjar tempo para partilhar a minha opinião acerca desta obra-prima, um filme que superou largamente as minhas expectativas.


Olhando de uma forma vaga e genéria, posso concordar que a permissa do filme não é muito inovador. El Orfanato conta a história de Laura (Belén Rueda), uma mulher que se muda para uma casa que em tempos foi muito feliz e que tem o sonho de recuperar e reabrir o há muito abandonando orfanato para o transformar num lar para crianças deficientes.

Mas quando o seu filho começa a ter amigos imaginários, Carlos (Fernando Cayo), o seu pai, permanece céptico, acreditando que Simon está apenas a inventar tudo numa tentativa desesperada por atenção.

Mas quando Simon desaparece, Laura convence-se que um terrível segredo, há muito escondido, surge nesta casa que em tempos foi um orfanato.

Tal como já havia referido a permissa do flme não é inovadora, não conseguindo fugir a alguns clichés, como, um filho que vê fantasmas, o regresso a uma casa assombrada, um personagem mascarado, uma marido céptico.

“Não se trata de ver para crer, e sim crer para ver”

Mas em O Orfanato nada se assemelha ao que já foi feito anteriormente.

Um filme que não deve ser vista apenas como um filme de terror, mas sim um drama, com uma componente sobrenatural, que surprende pela forma como a história se desenrolra, sem o objectivo de o espectador “dar saltos na cadeira”, mas sim um clima de angustia de nos apodera durante o filme.

E claro, existem momentos brilhantes que gostava de destacar no filme, como o momento em que Laura corre desperadamente na procura do filho na praia, sempre com o pormenor da camara sempre em movimento em consonância com o movimento da personagem.

Já o momento do atropelamento da velha é memorável, apanhando-nos totalmente de surpresa, e sem esquecer o close-up no rosto desfigurado.

El Orfanato, um filme produzido por Guillermo Del Toro, que obteve reconhecimento mundial com O Labirinto do Fauno, mostrou-se orgulhoso em ter produzido um filme com apenas 6,5 milhões de dólares, realçando ainda que este filme marcou a estreia do realizador catalão Juan Antonio Bayona, do editor e do director de fotografia.

E por último devo de destacar o excelente desempenho da protagonista, Belén Rueda, que após a sua participação em Mar Adentro, teve uma nova oportunidade de mostrar-nos o seu talento.

De facto continuamos a verificar que o cinema espanhol continua a surpreender-nos, sendo que este O Orfanato, O Labirinto do Fauno, o discutivel REC e Os Fantasmas de Goya são os exemplos mais recentes.

About these ads

12 respostas a O Orfanato, por Márcio Pereira

  1. Antonio diz:

    Confesso que também fiquei muito surpreendido pelo filme! Gostei mesmo muito, e por isso acho adequada a cotação dada!

  2. vitoscano diz:

    Não sendo terror aconselho tambem Las 13 Rosas sobre o caso veridico da luta feminina durante a Guerra Civil de Espanha.

  3. Helena Miranda diz:

    Vi por acaso na 2 o trailer do filme e desde logo me prendeu a atenção. Realmente e como aqui se diz a historia parece identica a outras ,mas o modo como a historia evolui surpreende .A protagonista é um dos trunfos do filme.A ver..

  4. Rui Azevedo diz:

    É um bom filme, sem dúvida! O desenlace final surpreende, e o fio condutor de toda a narrativa consegue ser coeso, garantindo um espectador atendo a todo o filme. No entanto, na minha modesta opinião, a classificação atribuída é exagerada. 5 estrelas é um perfect score… mas opiniões são opiniões, temos de as respeitar :)

  5. Riky_On_The_Road diz:

    A Espanha no seu melhor…é no desporto, na economia, nos combustiveis e ultimamente no cinema.
    E viva la Espanha, la,la,la,la…

  6. AnaA diz:

    O Enigma de Fermat também se mostrou digno… Já desde o Labirinto do Fauno que não gostava tanto de um filme europeu :)

  7. Anónimo diz:

    vao c fud seus bando de viados por pikenaa
    meu msn pra da o cu é milena_633@hotmail.com

  8. milena feiosa si acha a tal diz:

    vao c fud seus puto por pikena putinha

  9. milena feiosa si acha a tal diz:

    bando de arombados , putoes , troxas , panacas eu so de bond !!!

  10. milena feiosa si acha a tal diz:

    caço voseis até no cu do mundo

  11. milena feiosa si acha a tal diz:

    enquantos vcs tao no cinema seus pais estao dando o cu !
    putos filhos da puta aquelas veia arombada !!!

  12. gi@2012 diz:

    um filme que nao deveser vistaapenas como uum filamede terror mais sim um drama

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

Junte-se a 35 outros seguidores

%d bloggers like this: