Os 10 melhores filmes de Steven Spielberg (parte 2)

Steven Spielberg é uma lenda viva!

A segunda parte da lista 10 dos melhores filmes de Steven Spielberg elaborado pelo site rottentomatoes.

Conheçam já a seguir o grande vencedor de um lista que talvez não seja totalmente consensual.

5. Close Encounters of the Third Kind (Encontros Imediatos do Terceiro Grau)

Richard Dreyfuss é Roy Neary, um empregado de uma Companhia Eléctrica que juntamente com outros espectadores tem um encontro imediato do 1º grau – vê um OVNI a sobrevoar os céus.

Após este acontecimento, que mudou a sua vida para sempre, uma inexplicável visão de uma estranha formação de uma montanha atormenta-o.

A obsessão dele em descobrir o significado da visão acaba por atormentar o seu casamento. Entretanto, eventos bizarros surgem por todo o planeta. Agentes do Governo têm encontros imediatos do 2º grau – descobrindo evidências físicas de visitantes extraterrestres – com base em veículos militares que haviam desaparecido décadas antes e reaparecem agora em locais invulgares.

Roy continua a seguir a sua visão para uma área remota onde ele e os agentes seguem pistas que os levam a um local onde irão por fim ter um encontro imediato do 3º grau – e estabelecer contacto.

Vencedor de um óscar e nomeado 7 vezes para este galardão, incluindo melhor realizador.

4. Schindler’s List (A Lista de Schindler)

O filme representa a história do enigmático Oscar Schindler, um membro do partido nazi, mulherengo e especulador de guerra, que salvou a vida a mais de 1100 judeus durante o Holocausto.

Foi o triunfo de um homem que fez a diferença no drama daqueles que sobreviveram a um dos capítulos negros da história da humanidade, salvos pelo que ele fez.

Vencedor de sete Óscares da Academia, incluindo Melhor Filme e Melhor Realizador, o filme venceu ainda nas categorias de Argumento, Fotografia, Banda Sonora, Montagem e Direcção Artística, conta com um elenco de aclamados actores, como Liam Neeson, Bem Kingsley, Ralph Fiennes, Caroline Goodall Jonathan Sagalle e Embeth David

A Lista de Schindler, um filme de Steven Spielberg, é uma obra-prima, que se tornou um dos mais distinguidos filmes de todos os tempos.

3. Catch Me If You Can (Apanha-me Se Puderes)

Inspirado na extraordinária vida real de um brilhante mestre de vigarice e do agente do FBI encarregue de seguir no seu encalço, Apanha-me Se Puderes é um dos mais aclamados filmes do ano, contando com dois protagonistas de luxo – Leonardo DiCaprio e Tom Hanks.

Realizado por Steven Spielberg, Apanha-me Se Puderes segue a vida de Frank W. Abagnale, Jr., o homem que à beira dos 21 anos se faz passar por piloto, advogado e médico…

2. E.T.: The Extra-Terrestrial

http://anystuff.files.wordpress.com/2007/06/et-poster02.jpg?w=450

Em 1982, o filme que se tornaria um dos clássicos mais apreciados de todos os tempos foi apresentado às audiências do mundo inteiro.

Esse filme é a obra-prima de Steven Spielberg: E.T. O Extraterrestre.

Galardoado com quatro Óscares e dois Globos de Ouro, incluindo o de Melhor Filme, E.T. é divertido, comovente e inesquecível.

1. Jaws (O Tubarão)

Tubarão, um dos filmes de maior sucesso da história do cinema, marcou para sempre os espectadores de todo o mundo (e os banhistas das praias…), aterrorizando apenas com estas palavras: «Não entre na água».

Uma vez instalado o pânico, Roy Scheider, Richard Dreyfuss e Robert Shaw unem esforços na luta desesperada para acabar com as quase três toneladas do terrível assassino branco…

Vencedor de 3 Óscares da Academia.

Nota:

O site rottentomatoes não inclui propositadamente nesta lista a saga Indiana Jones, dado a proximidade de estreia do novo filme e também porque este top foi elaborado para reavivar as memorias dos amantes do cinema que Steven Spielberg teve outros grandes sucessos além do famoso arqueólogo Indiana Jones.

E na vossa opinião, o que mudariam na lista elaborada pelo rottentomatoes.

23 respostas a Os 10 melhores filmes de Steven Spielberg (parte 2)

  1. vitoscano diz:

    Concordo mas o 1º para mim é a Lista de Schindler.

  2. DaniHell diz:

    A lista de Schindler não é baseado na história,mas sim num romance. Podem confirmar nos créditos finais.

  3. Alexandre diz:

    ai…sao todos muito bons, claro.

    mas e Munich? e War of Worlds?

  4. Filipe Gomes diz:

    Muito mal feita esta lista. Na minha opinião seria assim:

    01 (04) Schindler’s List (A Lista de Schindler)
    02 (06) Saving Private Ryan (O Resgate do Soldado Ryan)
    03 (01) Jaws (O Tubarão)
    04 (–) Empire of the Sun (O Império do Sol)
    05 (10) The Color Purple (A Cor Púrpura)
    06 (09) Jurassic Park (Parque Jurássico)
    07 (02) E.T.: The Extra-Terrestrial (E.T. – O Extra-Terrestre)
    08 (03) Catch Me If You Can (Apanha-me Se Puderes)
    09 (05) Close Encounters of the Third Kind (Encontros Imediatos do Terceiro Grau)
    10 (–) Amistad (Amistad)

  5. Anónimo diz:

    o catch me if you can está antes da lista de schindler?
    …(no comments)…

  6. De facto, quando escrevi este artigo baseado no ranking elaborado pelo site rottentomatoes nem queria acreditar….

    Um dos melhores FILMES de sempre (A Lista de Schindler) e para mim o melhor que Spielberg consegui fazer na sua extensa carreira ficou em 4º lugar e atrás do Catch Me If You Can, um filme agradavel de se ver, mas nada comparada com uma obra-prima que foi de Schindler’s List.

  7. Jikul diz:

    A minha lista é a do Filipe Gomes, só trocava de posições A Cor Púrpura com Amistad.

    E ainda acho que o Resgate do Soldado Ryan é o mais bem realizado de sempre.

  8. Riky_On_The_Road diz:

    Falta nesta lista War for Worlds e Indy Jones e os Salteadores da Arca Perdida.
    Sem duvida que o 1º filme é Schindler´s list e depois o resgaste do soldado ryan.
    Ele escolheu o E.T. e Jaws por ser na altura que os realizou um novato no mundo do cinema, por estar em inicio de carreira e por terem sido se calhar os filmes que o levaram a ser conhecido em todo o mundo.
    E colocou a Schindler´s List em 4º por ser um filme do ponto de vista pessoal com uma grande carga emocional. Toda aquela historia da 2ª grande guerra marcou-o negativamente.

  9. Riky_On_the_Road diz:

    Steven Spielberg é de facto uma lenda viva!
    Esta no meu top 5 de realizadores preferidos!
    Os outros são Tim Burton, Woody allen, Quentin Tarantino e Martin Scorcese.
    É muito dificil escolher um filme das “nossas vidas” depois dos filmes que estes senhores fizeram.

  10. Não se entende o porquê de toda esta aflição com uma lista.

    Primeiro, o top do RT é feito com base nas críticas que estão no site, ou seja, se o tubarão tiver apenas 12 críticas mas todas positivas, então tem 100% no ranking, enquanto que se Schindler’s List tiver 100 críticas mas tiver umas 10 negativas entre elas, então terá 90%, ficando automaticamente atrás de Tubarão.

    Segundo, como tudo na vida, é preciso entender e aceitar a diversidade de opiniões.
    Aceitá-la na sua subjectividade sem a contestar, mesmo que se dê a nossa opinião contrária.
    Eu não concordo com esta lista, mas é uma lista feito com critérios justos e que não a colocam em causa.

    Terceiro, é possível, ainda que assim não pareça para a maioria dos que aqui escrevem, ter uma opinião particular sobre alguns filmes de Spielberg sem colocar em causa a sua importância para o cinema.
    Dou um exemplo.
    Para mim, ET é um (quase) melodrama demasiado linear, demasiado incontido e AI é (quase) a sua releitura e é muito mais conseguido.
    No entanto não questiono em nenhum momento que ET fez mais pelo cinema do que AI e que devemos estar gratos a Spielberg.

  11. Acrescento esta nota.
    Todos aqui aclamam Schindler’s List como obra-prima (eu, confesso, aclamo-o como algo muito próximo disso mesmo) e, no entanto, entre as pessoas que votaram neste filme na sua página do IMDB, 14000 de 180000 deram-lhe uma classificação “negativa”.
    Afinal não existe um consenso sobre um filme assim. Pode não ser uma percentagem avassaladora (não chega aos 10%) mas é claramente significativa, como são todas as opiniões, positivas, negativas ou indiferentes.

    E tal como não há um consenso sobre Citizen Kane, Sunrise, 2001, Taxi Driver ou Godfather, filmes a que eu, sem dúvida nenhuma chamo obra-primas.
    Não me sinto afligido por isso, espero apenas que todos encontrem entre o Cinema, algo que lhes toque como estes filmes me tocaram a mim, seja no que eu digo ser uma obra-prima ou no que eu digo ser um mau filme.

  12. Dani Hell, estás enganado.
    Schindler’s List é baseado num livro de não-ficção, ligeiramente romantizado por Spielberg.
    A história é verdadeira, ainda que o discurso final aos trabalhadores não seja (nem esteja no livro).

    Riky, então e toda a cinematografia anterior aos anos 1970?

  13. Riky_On_The_Road diz:

    Eu pensava que esta lista era um top de filmes de Spielberg elaborado pelo proprio realizador.
    Eu não tenho nenhuma aflição com qualquer tipo de lista, apenas estou a dar a minha opinião acerca deste top, uma vez que foi o proprio autor deste post a incitar para que dessemos uma opinião.
    Eu quando utilizei a expresao “filmes das nossas vidas” estava apenas a referir-me a mim proprio e não á globalidade das pessoas. De vez em quando vai aparecendo aquela pergunta muito tipica. Qual o filme da tua vida? E eu, não consigo responder, ou melhor é praticamente impossivel responder a isso, perante a cinematografia daqueles cineastas em particular. Obviamente que a cinematografia anterior aos anos 70 é riquissima, já vi alguns excelentes filmes daquelas epocas e gostei bastante, so que aqueles realizadores que referi tem mais a ver com o meu tempo, a minha epoca, a minha geração, por isso são mais especiais.

  14. georgeana lima santos diz:

    eu gostaria muito de ver um filme tubarão só que não sei o numero que é. É um que o tubarão puxa um helicoptero para a água, eles tentam pegar o grande tubarão branco colocam um grande pedaço de carne como isca e ele acaba comendo a carne e todos que estão no helicoptero.

  15. lareissa diz:

    acho incrível que indiana jones não conte na lista oO

  16. Anónimo diz:

    steven spielberg é para mim um dos melhores cineastas que existem , deveriam haver outros como esse cara assim o cinema mundial teria acada dia um ´novo filme de grande repercussa

  17. diogo diz:

    Steven Spielberg é o melhor de todos gosto dele muito,ele faz os melhores filmes que ja vi,o melhor que ja assisti foi, jurassic park a trilogia,jaws e etc…
    ele e mesmo muito bom no que faz.
    e quero muito conhecer ele um dia, ele me inspirou,sou fã

  18. diogo diz:

    dele numero 1º.

  19. JULIAN diz:

    O MELHOR FILME DE TODOS JURASSIC PARK

  20. Anónimo diz:

    Simplismente maravilhoso T.U.D.O.
    1000 para Steven Spielberg ele é o melhor!

  21. Anónimo diz:

    o melhor filme dele foi os GOONIES ehhehe

  22. Anónimo diz:

    esta faltando jurassic park coloca ele na lista.
    eu gosto muito desse filme.
    troca ele por Apanha-me Se Puderes POR FAVOR!!!!

  23. junior diz:

    esta faltando jurassic park coloca ele na lista.
    eu gosto muito desse filme.
    troca ele por Apanha-me Se Puderes POR FAVOR!!!!

Deixar uma resposta

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

Junte-se a 35 outros seguidores

